segunda-feira , outubro 22 2018
Capa / África / 21 CEOs Da Nigéria

21 CEOs Da Nigéria

Techcabal dá uma olhada em 21 dos empresários tecnológicos do país que estão no topo do jogo e estão fazendo algumas ondas graves no espaço tecnológico.

Eles demonstraram capacidades de gerenciamento efetivas, definiram o ecossistema local, estabeleceram seu ritmo e permaneceram relevantes no espaço em rápida evolução.

Em nenhuma ordem particular, eles são:

Tayo Oviosu - Paga

Tayo-Oviosu

Tayo é um gerente profissional e ex-gerente de desenvolvimento de negócios treinado pela Stanford na CISCO. Ele é o fundador da Paga, um operador nigeriano de dinheiro móvel.

Paga foi fundada no início de 2009 e atualmente tem mais de um milhão de assinantes utilizando seus serviços de dinheiro móvel para transações diárias.

Valentine Obi - eTranzact

Valentine Obi eTranzact

Um profissional de TI muito experiente, o Valentine Obi é o fundador e CEO da eTranzact, uma plataforma local multi-aplicativo e de transações eletrônicas multicanal e plataforma de processamento de pagamentos. Lançado em 2003, evoluiu para uma marca multinacional, distribuindo produtos em outros 6 países, incluindo África do Sul, Gana, Zimbábue, Quênia, Costa do Marfim e Reino Unido.

A eTranzact é uma empresa cotada publicamente na Bolsa de Valores da Nigéria com um capital totalmente resgatado de 4,2 bilhões de ações.

Sim Shagaya - Konga

Sim-Shagaya

O líder do comércio eletrônico da Nigéria, Konga é apenas uma das muitas startups com a que Sim está envolvido. Sim é um empreendedor serial e um profissional de tecnologia altamente experiente, com mais de 10 anos de experiência em novas mídias e bancos de investimento. Sim trabalhou no Google, Microstrategy e RealNetworks.

O Kong's de Sim tem um Naspers e Kinnevik, de US $ 90 milhões no financiamento da África do Sul.

Jason Njoku - iRoko Partners

njoku

Jason é o co-fundador da iROKO Partners, uma plataforma de transmissão de mídia focada em África conhecida pelo seu pensamento inovador na exploração de um mercado anteriormente inexplorado. Os parceiros da iROKO começaram em dezembro de 2010 quando Jason, graduado em química da Universidade de Manchester, não conseguiu encontrar filmes Nollywood on-line para sua mãe. Ele identificou uma enorme lacuna na entrega de conteúdo local online e fundou a empresa com Bastian Gotter em 2010. iROKOtv chegou a 500.000 usuários cadastrados no prazo de 6 meses após o lançamento.

Hoje, o iROKO é o maior parceiro do Youtube na África, com mais de 500 mil licenças de filmes adquiridas. Possui mais de 14 milhões de horas de conteúdo de mídia em seus direitos de licença e mais de 800.000 usuários registrados, tornando-se o maior distribuidor de conteúdo da Nollywood globalmente.

Abasiama Idaresit - Wild Fusion

Abasiama-Idaresit-Fundador-Managing-Director-Wild-Fusion

Abasiama Idaresit é o fundador da Wild Fusion, uma empresa de marketing digital. Abasiama é um estudante da Escola de Economia de Londres. A Wild Fusion, fundada em 2008 com um fundo de sementes de $ 250, foi a resposta de Abasiama a "como a Internet poderia ajudar a transformar o cenário de negócios na Nigéria". Em agosto de 2013, a Abasiama criou a lista da Forbes de "Dez milhões de milhões de internet africanos para assistir".

Wild Fusion também é o primeiro parceiro certificado do Google Adwords em Gana e na Nigéria.

Funke Opeke - Mainstreet Technologies

Funke opeke

O Funke é o CEO da MainOne Cable Company. Após uma carreira de vinte anos nos Estados Unidos, onde foi diretora executiva da Verizon Communications Wholesale Division. Ela mudou-se para a Nigéria para trabalhar como Diretora Técnica em MTN Nigeria Communications (MTN). Ela também informou a Transcorp sobre a aquisição da NITEL (Nigéria Telecomunicações Limitada) e atuou brevemente como Diretor de Operações interino, pós-aquisição da NITEL.

Ela fundou a Mainstreet Technologies, desenvolvedora do MainOne Cable, um cabo de comunicação submarino que se estende de Portugal para a África do Sul com desembarques ao longo da rota em Accra, Gana e Lagos, Nigéria.

Florence Seriki - Omatek

Florence-Seriki

Florence Seriki passou de ser um tutor de computador para vender computadores a clientes high-end 22 anos atrás. Ela tinha seu BSc. em Engenharia Química. Sua empresa, a Omatek é a primeira empresa nigeriana de TI a estar listada na Bolsa de Valores da Nigéria.

Mike Adenuga - Globacom

mike-adenuga

Atualmente, o segundo homem mais rico da África, com um patrimônio líquido de US $ 4,6 bilhões, Mike Adenuga é o fundador da Globacom.

Globacom foi registrado como o quarto operador móvel na Nigéria em 2003, e rapidamente se elevou acima de outras telcos na Nigéria para combater a MTN. Foi creditado com a redução do custo dos serviços de telecomunicações no país.

A Glo também é a primeira empresa a lançar o cabo submarino de fibra óptica do Reino Unido. O projeto custou mais de US $ 800 milhões.

Leonard Stanley Nnamdi Ekeh - Zinox Technologies

1-Leo-Stan-Ekeh

Leo Stan Ekeh criou a Zinox Technologies Limited em 2001 como um meio para preencher a lacuna de fabricação de computadores localmente. Zinox é a primeira marca certificada internacionalmente da Nigéria de computadores fabricados localmente.

Com a sua primeira empresa, a Task Systems Limited, Leo automatizou 95% da mídia impressa, editoras e agências de publicidade na Nigéria, ganhando vários prêmios da indústria.

Mitchell Elegbe - Interswitch

mitchell elegbe

Mitchell Elegbe costumava liderar o marketing de grupo e solução de negócios na Telnet Nigéria em 2001. Foi lá que ele concebeu a idéia de construir um sistema que permita a transação eletrônica. Um ano depois, Elechi fundou Interswitch.

Hoje, a Interswitch não só possui infra-estrutura para troca de transações em tempo real, em tempo real e processamento de pagamentos. Sua infraestrutura compartilhada foi adotada por bancos, agências governamentais e organizações corporativas para acelerar o crescimento, reduzindo o custo de operações.

Helios Investment Partners, International Finance Corporation e Adlevo Capital adquiriram mais de 60% das ações da empresa em 2010.

Abiola Olaniran - Gamsole

Abiola2

Olaniran é o fundador e CEO da empresa nigeriana de jogos e entretenimento, Gamsole .

Fundada em 2012, o empreendimento é apoiado por 88 mph, um fundo e acelerador queniano de sementes. Os jogos da empresa agora têm mais de 9 milhões de downloads, tanto local quanto internacionalmente, na loja Windows Phone.

Ele é um dos 30 menos 30 da Forbes África para 2015.

Chika Nwobi - L5 Lab

chika-nwobi

Chika Nwobi é o fundador e sócio-gerente da L5Lab, uma incubadora e investidora nigeriana.

Antes da L5Lab, Chika foi co-fundadora da MTech, uma empresa de soluções digitais multi-plataforma com operações na Nigéria, Gana, Quênia, Tanzânia, Uganda e Costa do Marfim.

Ayodeji Adewunmi - Jobberman

Jobberman-Ayodeji

Ayodeji Adewunmi é CEO da Jobberman, uma empresa que co-fundou em 2009, enquanto na universidade. Jobberman é o principal site de emprego na Nigéria e Gana e tornou-se uma das marcas de internet mais reconhecidas na Nigéria e classificou consistentemente como uma das empresas de tecnologia mais inovadoras da África.

Ele possui um BSc. em Medicina e Cirurgia da Universidade Obafemi Awolowo, Nigéria.

Nnamdi Ezeigbo - Slot Systems

Screen Shot 2015-04-15 às 10.03.45 AM

Nnamdi Ezeigbo é o fundador e CEO da Slots Nigéria, um dos maiores telefones e lojas de gadgets da Nigéria. Nnamdi possui um BSc. em Ciência da Computação.

Slot começou a partir de um pequeno espaço na vila de computadores Lagos-Ikeja em 1998 como uma empresa de vendas e manutenção para computadores, acessórios para computadores e outros aparelhos eletrônicos. A Slot foi pioneira nas vendas de GSM na Nigéria e atualmente tem sua sede em Lagos com 20 agências em todo o país.

Austin Okere - Computer Warehouse Group

Austin-Okere

Austin Okere é o Diretor Gerente do Grupo do Computer Warehouse Group, Lagos.

Graduado em 1986 da Computer Science pela Universidade de Lagos, Okere costumava trabalhar em vendas e marketing na Inlaks Computers Ltd, fornecedora de soluções de TIC e infra-estrutura, antes de fundar a Computer Warehouse Ltd.

A empresa está no fornecimento e manutenção de hardware e equipamentos auxiliares.

Mark Essien - Hotels.ng

marca essien

Mark Essien, desenvolvedor de software e especialista em desenvolvimento de web e celular, é o fundador da Hotels.ng, uma rede de reservas de hotéis online.

A Hotels.ng arrecadou US $ 225.000 em fundos de sementes do Spark.ng de Jason Njoku em 2013. Em abril de 2015, a Hotels.ng tinha mais de 6, 707 hotéis em sua rede.

Mark está em Forbes Africa's 30 Under 30 2015.

Stanley Jegede - Telecomunicações de Fase 3

1912029_659928817376791_698952242_n_zpsa0d36dfc

Stanley Jegede é o CEO e co-fundador da Phase 3 Telecom.

Trabalhou como analista de negócios no Reino Unido entre 1997 e 1999 e mais tarde se juntou à Verizon Communications (anteriormente Bell Atlantic) EUA, em 1999 a 2002 como analista sênior de negócios. Em 2003, a Jegede ajudou a encontrar a Phase3 Telecom, uma empresa licenciada para oferecer serviços nacionais de transmissão de longa distância usando fibra óptica na Nigéria.

Phase3 Telecom é o principal motor do projeto Nigéria Wire Nigéria (WiN), um esquema projetado para oferecer serviços de banda larga em todos os estados da Nigéria.

Obinna Ekezie - Wakanow

101212029-1094657_r.530x298

Obinna Ekezie é a CEO da Wakanow.

Ele é um antigo jogador de basquete profissional que jogou na NBA e outras ligas.

Durante a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, a Obinna lançou o Wakanow.com. Tornou-se um dos mais rápidos e maiores sites de viagens na internet na África.

Adebola Akindele - Courteville Business Solutions Plc

Adebola-Akindele

Adebola Akindele é o Fundador e Diretor Gerente do Grupo da Courteville Business Solutions, uma empresa listada na Bolsa de Valores da Nigéria no setor de TIC.

Bola começou sua carreira profissional em 1987 como estagiária de auditoria na KPMG. Ele se juntou ao Banco Central da Nigéria (CBN) dois anos depois, onde ele se tornou um tesoureiro / controlador financeiro do regime de garantia de crédito agrícola (ACGS). Bola tem a distinção de ser o único africano no Conselho Consultivo da EPDI .

Em 2004, a Bola abriu Courteville Investment Limited para oferecer serviços de finanças corporativas e consultoria de reengenharia de processos de negócios para organizações. Courteville recebeu o Prêmio de Tecnologia Financeira da Nigéria em 2012. Eles também receberam o prêmio de Governança Corporativa da NSE por ser uma das 5 principais empresas compatíveis com governança corporativa que estão cotadas na Bolsa de Valores da Nigéria (NSE) no mesmo ano.

Editi Effiong - Anakle

1-1-image2

Editi é Diretor Gerente da Anakle Limited, uma empresa de marketing e desenvolvimento de serviços de mídia, localizada em Lagos, Nigéria.

Anakle é mais conhecido por  Bride Price , um aplicativo que calcula o valor ou valor dos usuários com base em respostas a uma série de perguntas classificadas.

Dele Odufuye - Tsaboin

Tsaboin

Dele Odufuye é a MD / CEO da Tsaboin Tech World, uma empresa que oferece serviços de valor agregado e soluções em vários desafios tecnológicos.

Em 2008 e 2009, a Dele recebeu o "Melhor Uso da Tecnologia" no The Future Awards (agora chamado The Future Africa Awards).

Dois anos atrás, em 2013, o Tsaboin Tech World lançou ' Traffic Talk ', uma utilidade social baseada na Internet que ajudará os usuários da estrada a superar o tráfego no estado comercial de Nigéria, o centro comercial da Nigéria.

Crédito da foto: jamarmstrong via Compfight cc

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*