sexta-feira , novembro 16 2018
Capa / África / Visita do Ooni de Ifé / Biografia de Ooni Of Ife Sua Majestade Imperial Oba Enitan Ogunwusi Ojaja II
Biografia de Ooni Of Ife Sua Majestade Imperial Oba Enitan Ogunwusi Ojaja II

Biografia de Ooni Of Ife Sua Majestade Imperial Oba Enitan Ogunwusi Ojaja II

Cerca de quatro décadas atrás ... na antiga cidade de Ile-Ife, The Ooni of Ife, Arole Oduduwa e Paramount Head de todos os Yoruba em todo o mundo, Ooni Ogunwusi nasceu na Casa Giesi, Ojaja Royal Composto de Agbedegbede, na Ilha -Ife the Cradle of the Yoruba em todo o mundo. Ele foi nomeado ... Adeyeye Babatunde Enitan. Ooni Ogunwusi foi entregue silenciosamente na humilde família do Príncipe Ropo e da Sra. Margret Wuraola Ogunwusi (do complexo familiar de Soji Opa, Ile-Ife). Embora nascida de forma silenciosa, a excelência de Ooni Ogunwusi e sua extraordinária perspicácia anunciaram-se recentemente para que o mundo se visse, já que ele foi coroado o 51º Ooni de Ife em 7 de dezembro de 2015.

Muitos anos antes do nascimento do jovem príncipe, foi previsto que uma criança Uma proeminência que impactaria a vida da humanidade nasceria na família exatamente 1pm. De fato, Adeyeye entrou neste mundo exatamente na 1h da quinta-feira, 17 de outubro de 1974.

Com a notícia da chegada de um príncipe recém-nascido, ele foi nomeado especialmente Adeyeye pelo avô Pa. Joseph Olagbaju Adewole Ogunwusi Jnr. O nome de Adeyeye em inglês traduz-se para 'A Crown Befitting for a King'; Pa Ogunwusi, colocando os olhos no príncipe recém-nascido, começou a chamá-lo Adeyeye Ooni daquele dia até que ele faleceu.

Ooni Adeyeye Enitan Ogunwusi é o 5º descendente direto da Família Giesi (Ooni Ojaja Orarigba) - Ayikitininu Aran reinou em 1878-1880, ele foi o 44º Ooni de Ile-Ife para governar. Ele gerou Adegosan Adewole Ogunwusi, que era um príncipe extremamente poderoso em Ile-Ife e um veterano de guerra que nunca perdeu nenhuma batalha por Ile-Ife e a raça Yoruba.

Ele gerou Pa Joseph Olagbaju Adewole Ogunwusi (Jnr.), Um príncipe muito ousado que levou depois de seu pai. Ele gerou o príncipe John Oluropo Ogunwusi, um apresentador de rádio e televisão e apresentador de estrelas que atravessou todo o meio da década de 1980 até o início do século XXI na parte sudoeste da Nigéria. Ele gerou Ooni Adeyeye Ogunwusi. Antes de seu surgimento como Ooni, sendo um empresário astuto, impulsionado por "impossibilidades para possibilidades", o Poder da Imaginação de Ooni Ogunwusi o deixou de lado, revolucionando a abordagem da criatividade e inovação. Ele é um empreendedor distinto com a consciência de excelência juvenil.

Sua ambição é excepcional, com idéias empresariais experientes, acima de todos os serviços para a humanidade e a contribuição implacável para a humanidade é o que ele é tão apaixonado e ele foi para o máximo, desde a sua ascensão ao trono como OONIRISA.

Algumas das conquistas monumentais de Ooni Ogunwusi no primeiro trimestre de 2016 incluem o início do trabalho de construção no Multi-billion naira Ife Grand Resort, cobrindo mais de 1.000 hectares de terra em Ile-Ife, Sudoeste da Nigéria, que contratou mais de 3.000 jovens no site do projeto e foi nomeado chanceler da Universidade da Nigéria, Nsukka, pelo presidente Mohammadu Buhari, República Federal da Nigéria. Ooni Ogunwusi, também autorizou mais de 20 mil viúvas que são vítimas de guerra e os contratou no saneamento da comunidade palácio com benefícios semanais para seus upkeeps.

Este construtor de ponte e advogado da paz viajou para muitas partes da Nigéria, pregando a unidade e a paz entre os governantes tradicionais e promovendo o empoderamento da juventude para reduzir a taxa de criminalidade e o desemprego na sociedade. Ooni Ogunwusi também contratou a reconstrução Multi-Million Naira do antigo Palácio do Ooni de Ife, conhecido como Ile-Oduduwa.

Doou 100 transformadores (250 KVA) para várias comunidades para melhorar o fornecimento de energia / eletricidade na terra de Ife. Ele alcançou mais de 50 países através de seus embaixadores e representantes do país na Nigéria, defendendo a paz global e promovendo a unidade com foco em africanos e toda a raça negra.

Ooni Ogunwusi também doou equipamentos de pequena escala para fabricação de óleo vegetal, processamento de flocos de mandioca, uma máquina de fabricação de blocos, equipamentos de palmeira, centros de incubação de tecnologia e tantos outros para capacitação de jovens em Ife. Além da provisão de 7 unidades de 36 ônibus de trânsito em massa para movimentos fáceis de cross country em Ife especialmente para milhares de estudantes que se deslocam para dentro e para fora de Ife.

Arranjando muitos jovens em vários grupos cooperativos para programas de capacitação Um amante firme da cultura e da tradição, Ooni Ogunwusi tomou conta de si mesmo para reconstruir e renovar todos os pontos patrimoniais que existem há milhares de anos para que todo o mundo tenha uma sensação em forma de peregrinação e turismo, promovendo assim o patrimônio cultural e as dotações naturais de Ile-Ife através do turismo.

Ele está trabalhando com muitos institutos de pesquisa agrícola sobre rendimentos melhorados, a fim de encorajar os jovens a voltar para as terras agrícolas. Ele tomou conta de si mesmo para estabelecer o maior campo de creche de cacau na Nigéria para iniciar a plantação de mudas melhoradas, como Ife é conhecido por ser uma das maiores comunidades produtoras de cacau na Nigéria.

Ooni Ogunwusi é uma personalidade excepcional, o guardião da cultura e tradição yoruba, um ícone de negócios internacionalmente reconhecido, um homem de imensa substância, um grande empreendedor e administrador por excelência, a reencarnação de Oduduwa e pai da Nação Yoruba e, de fato, a Águia real do nosso tempo.

Ooni Ogunwusi é Diretor no Conselho de Imperial Homes Mortgage Bank Limited (anteriormente GTHomes), que é um dos principais bancos nacionais de hipotecas e ex-subsidiária de um dos maiores bancos da África; GTBank plc.

Ele também é Diretor no Fina Trust Microfinance Bank Limited; um dos principais bancos de microfinanças da Nigéria, com foco em PMEs e microcrédito. Ele é o fundador e diretor-gerente do Grupo Gran Imperio, que é a holding de suas empresas de Imobiliário e Construção, Manufatura, Gerenciamento de Instalações, Lazer e Turismo na Nigéria.

Ki ade pe lori, ki bata pe lese!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*