segunda-feira , outubro 22 2018
Capa / África / AS RAÍZES AFRICANAS DA ALFABETIZAÇÃO EUROPEIA
AS RAÍZES AFRICANAS DA ALFABETIZAÇÃO EUROPEIA

AS RAÍZES AFRICANAS DA ALFABETIZAÇÃO EUROPEIA

Tifinagh é o sistema de escrita desenvolvido e utilizado na região do noroeste da África. É usado para escrever línguas bereberas como Tamazight, Tamajaq, Tamasheq, Amazigh e alguns dialectos hausatistas que são falados por cerca de um milhão ou mais de pessoas em Marrocos, Níger, Nigéria, Mali, Burkina Faso, Argélia e Líbia.

Berber / Tuareg / Hausa Script
tifinagh

Compare com:

Script Ibérico do Nordeste

Compare e contraste com o script Nsibidi dos Igbos nigerianos.

Igbo Script Nsibidi

Nsibidi ou Nsibiri é um antigo roteiro escrito pelos Igbos da Nigéria, e seus vizinhos, os Ibibios e os Akangs. Os restos dos scripts escritos sobrevivem hoje. O uso é principalmente encontrado entre as escolas secretas do culto que ainda sobrevivem no leste da Nigéria. Também é usado nos caribeños onde foram tomadas pelos africanos escravizados e usados ​​pelo imperialismo ocidental para construir as Américas. Pode ser encontrado ainda em Cuba, Jamaica e Haiti, Venezuela e até o Brasil.

Os resultados de um comparativo entre ibérico e Nsibiri são singularmente impressionantes. Ele levanta uma inferência irresistível de contatos sólidos e sustentáveis ​​entre as duas culturas.

Script Nsibidi

Compare e contraste.

Script Ibérico do Sul

Os scripts ibéricos foram encontrados na península ibérica, no sul da França e nas ilhas Baleares. As mais antigas inscrições conhecidas datam do século IV aC. Sabe-se que os scripts foram derivados do alfabeto Punico.

O tipo ibérico de roteiro foi encontrado na península ibérica, no sul da França e nas Ilhas Baleares. A data mais antiga da antiga escrita ibérica foi datada do século IV aC. Devido às invasões romanas no século III aC, o roteiro e o idioma a partir do qual foi escrito foram substituídos por escrita e discurso em latim

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*