segunda-feira , setembro 24 2018
Capa / Seu Dinheiro / Como fazer um planejamento pessoal eficiente
Como fazer um planejamento pessoal eficiente
Concept of multitasking businessman at work

Como fazer um planejamento pessoal eficiente

Um planejamento eficiente pode ocasionar uma vida pessoal e profissional de sucesso

Quero ser rico. Quero um emprego melhor. Quero ter uma casa própria. Quero me sentir melhor com meu corpo. Quero conhecer o mundo. Identificou-se? Naturalmente, todo ser humano tem ambições e desejos de curto e longo prazo, e a maioria de nós costuma, principalmente no início de cada ano, fazer uma lista de metas do que queremos realizar. Infelizmente, a maioria delas nem sai do papel, e não é necessariamente por falta de vontade, e sim ausência de planejamento. O Planejamento Pessoal é uma técnica que te ajudará a definir caminhos para alcançar seus objetivos, tanto os de longo quanto os de curto prazo.

Como posso fazer meu Planejamento Pessoal?

– Trace seus objetivos: primeiramente, tenha um objetivo em mente. O que você quer? Em qual período de tempo você espera realizar essa meta? O que é preciso para conseguir isso que você quer? Outra dica importante é ter um pequeno número de metas por vez, pois, dessa maneira, você conseguirá se dedicar melhor a cada uma delas e evitará uma sobrecarga tentando realizar tudo ao mesmo tempo.

– Organize-se: você pode criar planilhas, listas, documentos ou até mesmo baixar alguns programas na internet que irão te ajudar na organização do seu planejamento. Independente do seu objetivo, você precisará pesquisar quais as melhores maneiras de alcança-lo, o que precisa ser feito diariamente, o que você já concluiu e precisa concluir para chegar até a sua meta. Organizar-se é uma maneira de se policiar e acompanhar o seu planejamento.

– Conheça seus limites: escolha metas tangíveis. Não adianta colocar uma meta fora do seu alcance sabendo que você não tem meios de segui-la. O seu planejamento precisa se encaixar no seu modo de vida, de uma maneira que não te force a arriscar a saúde ou perder todos os momentos de lazer, caso contrário, você se focará tanto em cumprir um planejamento inalcançável que acabará se sentindo frustrado quando não tiver o resultado pretendido.

– Saiba quais são seus recursos e use-os ao seu favor: conheça todos os recursos que você tem disponível e os explore. Por exemplo, seu objetivo é comprar um carro, mas o seu salário não é o suficiente? Encontre algum talento que você tenha e use-o para ter uma renda extra. Ou por exemplo, o seu objetivo é adquirir conhecimento sobre alguma área? Converse com pessoas próximas que entendam do assunto, faça cursos, pesquise na Internet. O importante é você usar bem o que tem a disposição para conseguir atingir suas metas.

- Mantenha-se motivado: no meio do caminho é comum que acabemos nos desmotivando e ficando cansados, mas você vai precisar se livrar desse tipo de sentimento. Lembre-se como você começou e quais são seus objetivos finais. Dessa maneira, você se motivará a continuar seu caminho e alcançar sua recompensa!

Como criar uma planilha eficaz

Uma das partes mais importantes do seu planejamento pessoal e profissional é ter uma planilha que contará com todas as informações que você precisa.

Quanto mais completa ela for, melhor 

Procure separar as abas em categorias que possam abranger todos os aspectos de sua vida, como os seus gastos, seus objetivos pessoais, profissionais, suas metas e etc. Ao ter todas as informações em mãos, será mais fácil definir prioridades, sem contar que você terá um controle maior do que faz e do que precisa fazer.

Coloque o status de suas metas 

Além de ter todas as informações necessárias, é interessante que você saiba em que estágio está de cada meta. Toda vez que conseguir atingir algum passo, marque como “concluído”, ou faça uma legenda de cores diferentes para o que já está pronto e o que precisa ser feito, além da prioridade de cada projeto.

Cheque sua planilha diariamente 

É mais fácil você atualizar suas informações diariamente do que mexer em sua planilha mensalmente. Ao olhar com frequência, você saberá como anda o seu Planejamento Pessoal e o que precisa ser feito para que você alcance seus objetivos.

 Como o Coaching pode me ajudar no Planejamento Pessoal?

O Coaching conta com uma metodologia que te ajuda a testar seus limites, explorar seus talentos, fortalecer suas fraquezas e, consequentemente, te levar a desenvolver habilidades necessárias para entender o ponto atual de sua vida, traçar metas que serão benéficas para você e concluir um planejamento eficaz, te levando à realização de seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*