domingo , dezembro 16 2018
Capa / Cadeias Produtivas / Arte & Cultura / Centro Cultural Ação da Cidadania
Centro Cultural Ação da Cidadania

Centro Cultural Ação da Cidadania

O Centro Cultural da Ação da Cidadania é um presente para o Rio de Janeiro

Construído em 1871 por André Rebouças foi o primeiro Armazém da Região Portuária do Rio de Janeiro. Singular em dimensão e características arquitetônicas tem aproximadamente 14.000 m2 de área construída em dois pisos - o térreo e o mezanino, e um espaço interno com 168 metros de comprimento e 36 metros de largura.

7974263187_39aa0a79e6_b


A reforma foi iniciada em 2002, com projeto do arquiteto Hélio Pellegrino, com o objetivo de preparar o espaço para abrigar um centro de excelência em cultura e inclusão social. A primeira etapa, que incluiu a restauração do interior do armazém e a reestruturação da parte elétrica e hidráulica, foi financiada pela Petrobrás através do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Para terminar a obra e implantar seus segmentos, a Ação da Cidadania está em fase da captação e busca de empresas socialmente responsáveis.


Cultura e Formação:


Programações regulares de qualidade, com profissionais consagrados em diferentes manifestações, para promover o gosto pelas artes, o debate, a formação de platéia e o intercâmbio cultural;
Em todos os segmentos haverá capacitação de 3.000 crianças e jovens em situação de risco social, iniciando-os na arte e cultura, fazendo-os atuar e contribuir na difusão e desenvolvimento de diferentes manifestações artístico-culturais.

a__o_cidadania

 

Espaços:

 

Espaço de convivência

 

Um ambiente agradável e charmoso que irá proporcionar opções de alimentação e consumo de bens culturais e sociais, além de promover programações variadas, entre elas: debates, lançamento de livros, recitais, etc. O objetivo é gerar um tráfego permanente de visitantes no Centro Cultural. 
 

Espaço de exposições

 

Localizado em dois ambientes, aptos a receber as mais diversas exposições de pintura, escultura, fotografia e gravura, além de feiras, congressos, desfiles e outras atividades.??Distribuição:??1. Primeiro piso: espaço principal com 2.109 m2;?2. Mezanino: espaço com 1.194 m2.


Espaço Renato Russo de Música e Cidadania:

 

Será equipado com os mais modernos requisitos cênicos de iluminação e som para a realização de programação profissional diversificada. Apto a receber 1.500 pessoas sentadas ou 3.000 pessoas em pé. Instalações:

 

  1. Área de 1.200 m2 de vão livre;
  2. Palco de 12 metros de profundidade por 12 metros de boca de cena;
  3. Acústica com revestimento e isolamento de som que agregam qualidade e controle de reverberação;
  4. Oito camarins;
  5. Quatro banheiros;
  6. Área para bar com 60 metros.

 

Espaço Domingos Oliveira de Teatro e Cidadania:


Sala de teatro profissional projetada pelo cenógrafo Marcos Flaksman, que utilizará a mais moderna tecnologia para oferecer uma programação profissional diferenciada de teatro, música e dança, além de debates e outras atividades afins em torno de questões prementes que atingem sociedades e são alvo de interesse público. Instalações:

 

  1. Capacidade para 350 pessoas;
  2. Foyer de 150 m2;
  3. Quatro camarins.

Pólo de Cinema e Vídeo:


Duas salas de cinema modernas e confortáveis, com aproximadamente 150 lugares cada uma, que também poderão ser usadas como auditório. Sua programação vai privilegiar filmes e vídeos que estimulem um debate de cunho pedagógico, além da discussão do próprio cinema como arte e instrumento de cidadania. Instalações:

 

  1. Estúdio: para aulas práticas de fotografia, câmera, maquinária e elétrica, com fundo infinito e grid de luz, além de servir de base para as gravações do Pólo.
  2. Sala de Edição: com equipamentos para os trabalhos didáticos e produção de cinema e vídeo, e arquivo de fitas.
  3. Sala de Produção do Núcleo.
  4. Sala de Aula teórica: capacidade para 50 alunos.
  5. Sala de Coordenação /Administração

 

Espaço Gastronômico:

 

Localizado no segundo piso e com vista panorâmica para o Centro Cultural é destinado a implantação de um restaurante, café literário e realização de eventos gastronômicos.
“O Centro Cultural da Ação da Cidadania é um presente para o Rio de Janeiro”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*