quarta-feira , janeiro 16 2019
Capa / Comportamento / Como Ter uma Vida Social na Terceira Idade
Como Ter uma Vida Social na Terceira Idade

Como Ter uma Vida Social na Terceira Idade

tereza santos Criado por Denis Camargo, Jack Herrick, Zaira e 3 outros Quando uma pessoa madura perde um cônjuge, um amigo próximo ou até mesmo um animal de estimação, pode ser fácil perder a perspectiva da vida. É muito fácil descer até um estado de solidão e reclusão na qual elas param de se relacionar com pessoas que uma vez representaram papéis importantes no dia-a-dia. Os filhos (se houverem) já seguiram seu caminho próprio e frequentemente estão muito envolvidos com suas vidas e problemas próprios, de modo que não podem mais passar muito tempo com seus pais enquanto estes envelhecem. Conviver com a solidão e perda na terceira idade é difícil, mas não é impossível retomar uma vida social. Uma boa postura é um fator decisivo, assim como aproveitar ao máximo as oportunidades que vierem pela frente. A seguir, você verá algumas dicas para lhe ajudar a começar uma nova vida social frutífera, para que possa voltar a viver sua vida com significado e propósito.

Passos

Determine quais atividades você costumava gostar de praticar. Se a sua perda fez com que você perdesse o gosto pelo seu hobby favorito, retome tudo de onde parou, com a ajuda de um clube local, um grupo ou uma igreja - ou até mesmo na internet ou pesquisando na biblioteca local. Use o jornal local para ficar informado sobre eventos de interesse. Visite aulas na universidade local sobre assuntos que possam atiçar sua curiosidade ou imaginação; amplie seu conhecimento. Mais idéias na seção de Dicas abaixo.
  1. Mantenha a forma. Embora escalar o Monte Everest não seja mais uma opção, certamente nada impede que você continue a praticar atividades físicas. Certifique-se de consultar um médico antes de iniciar qualquer programa de treinamento.
  2. Encontre um amigo. Se estiver relutante em ir sozinho, existem organizações voluntárias que podem lhe ajudar a conseguir transporte. Lembre-se que o transporte público para cidadãos com mais de 65 anos é gratuito. Aos poucos, a timidez de sair sozinho irá passar.
  3. Fique aberto a novas sugestões. Isto pode ser desconfortável no início, especialmente se envolver tecnologias novas. Pense em tentar novas atividades que sejam possíveis no seu estado físico e que você considere interessantes. Evite reagir negativamente a sugestões de pessoas a sua volta que podem estar tentando lhe ajudar. Pense bem antes de rejeitar completamente idéias novas. Talvez você descubra algo tão interessante que você vai desejar ter conhecido antes.
  4. Torne-se um mentor de pessoas mais jovens. Pessoas jovens gostam de aprender e adorarão descobrir o conhecimento acumulado que você tem para oferecer. Ofereça seus serviços no clube local para dar palestras, ensinar ou servir de guia em passeios ao museu, parque, zoológico, etc. Pessoas de idade são respeitadas por seu conhecimento. Valorize-o, compartilhando-o com os outros.
  5. happy-older-couple-111120
  6. Pense alto. Pesquise a internet para ver o que as pessoas idosas estão fazendo de mais desafiador: atravessar o país de bicicleta, esquiar, escrever um romance, entrar nas competições esportivas categoria Master, etc. Todas estas coisas são possíveis quando você tem uma postura positiva. Você é tão velho quanto se permitir. Seus sonhos, tão grandes quanto conseguir sonhá-los. E aquelas coisas que há muito você havia prometido a si mesmo? Talvez hoje seja o dia de torná-las realidade.

Dicas

  • Não importa o que esteja fazendo: sempre ofereça ajuda aos outros e não se sinta acanhado em pedir ajuda. Na busca por novas atividades e conhecimentos, você pode reconstruir sua vida social simplesmente compartilhando seu renovado gosto pela vida.
  • Aqui estão alguns exemplos de atividades sociais:
    • Clube de livros: pergunte na biblioteca de sua cidade ou em uma livraria sobre clubes de livros, que são grupos de pessoas que se encontram regularmente e compartilham suas opiniões sobre livros ou autores.
    • Golfe: Vá a uma pista de golfe recreativa na sua cidade. Dê umas tacadas na área de prática para ver se gosta. Pergunte sobre grupos de idosos que possam querer ou precisar de um novo membro. Se não houver, tenha a iniciativa de começar um!
    • Cozinhe: Quase todas as cidades têm lojas especializadas em utensílios de cozinha e livros de receita, e, frequentemente, os grandes supermercados têm aulas de culinária gratuitas. Grupos de entusiastas do fogão existem aos montes, e seus membros rapidamente se tornam amigos ao compartilhar experiências e receitas e ao visitar uns aos outros. Viajar pelo país por motivos gastronômicos não é uma má idéia.
    • Tricô, crochê ou bordado: Estas atividades são hobbies eternos. Procure em uma loja de materiais por anúncios de grupos ou cursos de artesanato, ou se ofereça para compartilhar o conhecimento acumulado às novas gerações que estão redescobrindo estas maravilhosas atividades.
    • Jardinagem: Pode ser tanto um hobby quanto um trabalho, dependendo do quão fundo você pretende ir. Queira você fazer um simples canteiro de flores ou se tornar um expert em rosas e orquídeas, a jardinagem sempre está na moda. Clubes de jardinagem podem lhe oferecer o pontapé inicial, recomendando quais plantas comprar e como cuidar delas.
    • Scrapbooks (livros de recortes): Esta mania contagiou rapidamente o país inteiro. Com certeza existem guardadas em algum lugar anos de fotos e recordações que contam a história de sua vida. Inicie-se nesta atividade cada vez mais popular procurando um curso de scrapbooking ou dando uma olhada na sua loja de artesanato local.
  • Visite um centro para idosos. Dê um pulo para ver quais atividades são oferecidas. Alguma delas vai lhe deixar curioso.
  • Outras idéias de atividades interessantes incluem:
    • Ir a concertos ou ao teatro.
    • Pintura
    • Costurar roupas de bonecas, fazer trabalho voluntário em um hospital ou creche.
    • Aulas para idosos. Talvez você queira aprender finalmente a usar um computador ou conseguir um diploma na universidade.
    • Ler e contar histórias para crianças.
    • Entrar para a comunidade do WikiHow e escrever novos artigos ou editar artigos existentes.
https://cadurinaldi.files.wordpress.com/2010/03/estrutura-de-um-paper.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*