segunda-feira , julho 16 2018
Capa / Personalidades

Personalidades

Conheça o coral gospel que conquistou o mundo e roubou a cena no casamento real

Conheça o coral gospel que conquistou o mundo e roubou a cena no casamento real

A cerimônia de casamento de Harry e Meghan emocionou milhares telespectadores ao redor do Globo. Mas a apresentação do coral britânico The Kingdom Choir, formado por cantores negros, cantando 'Stand By Me' foi o ponto alto da celebração Sim, casaram. Agora, Harry e Meghan são os novos duque e duquesa de Sussex. Entre todas as imagens marcantes da celebração de ontem, um ganhou destaque nas redes sociais. O que mais emocionou o público foi a apresentação do coral gospel The Kingdom Choir, formado por cantores negros, cantando “Stand By Me”, originalmente interpretada por Ben E. King.   O coro britânico juntamente com Karen Gibson, interpretaram um clássico do soul de 1961. A escolha da música representa foi considerada uma inovação, ... Leia Mais »

DOSSIÊ: “História das Mulheres no Ocidente”

DOSSIÊ: “História das Mulheres no Ocidente”

"História das Mulheres no Ocidente" . ESCREVER UMA HISTÓRIA DAS MULHERES: relato de uma experiência * Michelle Perrot** Escrever uma história das mulheres é um empreendimento relativamente novo e revelador de uma profunda transformação: está vinculado estreitamente à concepção de que as mulheres têm uma história e não são apenas destinadas à reprodução, que elas são agentes históricos e possuem uma historicidade relativa às ações cotidianas, uma historicidade das relações entre os sexos. Escrever tal história significa levá-la a sério, querer superar o espinhoso problema das fontes ("Não se sabe nada das mulheres", diz-se em tom de desculpa). Também significa criticar a própria estrutura de um relato apresentado como universal, nas próprias palavras que o constituem, não somente para explicitar ... Leia Mais »

O compositor negro que influenciou Mozart – Chevalier de Saint-George

O compositor negro que influenciou Mozart – Chevalier de Saint-George

Joseph Bo(u)logne, o Chevalier de Saint-George (Baillif ,Guadalupe, 25 de dezembro de 1745 — Paris, 10 de junho de 1799) foi uma das figuras mais importantes na cena musical da segunda metade do século XVIII. Conhecido popularmente por "Mozart Negro", foi um dos primeiros músicos na Europa conhecido por ter ascendência africana. Obras Saint-George escreveu sinfonias, cerca de 25 concertos para violino e orquestra, quarteto de cordas, Sonatas, e canções no estilo de Mozart e Haydn. Ele também escreveu pelo menos cinco óperas com uma possível sexta ópera, Le droit de seigneur. G 2 \ Quarteto de cordas Op. 1 No. 1 em dó maior G 3 \ Quarteto de cordas Op. 1 No. 2 em ré bemol maior G ... Leia Mais »

Oprah aparece dez pontos à frente de Trump em pesquisa eleitoral

Oprah aparece dez pontos à frente de Trump em pesquisa eleitoral

Após o forte discurso concedido durante a cerimônia do Globo de Ouro, no último domingo, a apresentadora americana Oprah Winfrey aparece a dez pontos percentuais na frente de Donald Trump em uma possível disputa eleitoral para presidente em 2020, segundo o instituto Rasmussen. A pesquisa diz que Trump teria 38% das intenções de voto, enquanto Oprah é a preferida de 48% dos eleitores, os 14% restantes estando indecisos. A maioria dos possíveis eleitores da apresentadora estão do lado democrata (76% deles votam nela), enquanto a maioria dos republicanos (66%) continuam preferindo Trump na Presidência. A avaliação da imagem de cada um deles também foi analisada, com 55% dizendo serem simpáticos a Winfrey, contra 34% que não gostam da estrela de ... Leia Mais »

Hoje na História – Nascimento de Dilma Rousseff

Hoje na História – Nascimento de Dilma Rousseff

Dilma Vana Rousseff (Belo Horizonte, 14 de dezembro de 1947) é uma economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) e 36.ª presidente do Brasil, tendo exercido o cargo de 2011 até seu afastamento por um processo de impeachment em 2016. Nascida numa família da classe média alta, interessou-se pelo socialismo durante a juventude, logo após o Golpe Militar de 1964, ingressou então na luta armada de esquerda: pelo que se tornou membro do Comando de Libertação Nacional (COLINA) e posteriormente da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares) – ambas as organizações defendiam a luta armada contra o regime militar. Passou quase três anos em reclusão, de 1970 a 1972, primeiramente pelos militares da Operação Bandeirante (OBAN), tendo sofrido ... Leia Mais »

Oscar Micheaux – Roteirista , jornalista  e cineasta

Oscar Micheaux – Roteirista , jornalista e cineasta

Oscar Micheaux era um cineasta afro-americano cujos filmes eram um desafio à segregação racial e uma saída alternativa para espectadores negros. Acredita-se que tenha escrito, produzido e dirigido mais de 40 filmes de 1919 a 1948. Sinopse Oscar Micheaux nasceu em ou perto de Metropolis, Illinois, em 2 de janeiro de 1884. Mudou-se para Chicago aos 17 anos e trabalhou como porteiro antes de se mudar para Dakota do Sul para cultivar e escrever. As experiências de Micheaux serviram de assunto para sua novela  The Homesteader . Em 1919, ele produziu uma versão em tela grande do romance, que foi o primeiro longa-metragem produzido por um cineasta afro-americano. Um pioneiro controverso, Micheaux continuou a fazer filmes para as próximas três décadas até sua morte em 25 ... Leia Mais »

Hoje na História – Morre o sertanista Orlando Villas-Bôas, aos 88 anos

Hoje na História – Morre o sertanista Orlando Villas-Bôas, aos 88 anos

Orlando Villas-Bôas (Santa Cruz do Rio Pardo, 12 de janeiro de 1914 — São Paulo, 12 de dezembro de 2002) foi um sertanista brasileiro. Algumas pessoas dentre a qual Orlando Villas-Bôas dependeu de influências para ter feito registro dos índios com visão contrária a visão normal de mundo tem pensamentos e formas de descrever os índios condenada pela ótica dos Irmãos Villas-Bôas, visto porque Von Martius defendia que se tinha que se civilizar os índios e deixá-los satisfeitos e sadios, enquanto os Villas-Bôas defendia que os índios tinham que estarem abandonados, isolados, nunca serem domesticados e que não se deve civilizar os índios e também porque Claude Lévi-Strauss descreve os índios de acordo com a ótica do "Bom selvagem", e ... Leia Mais »