segunda-feira , julho 16 2018
Capa / Cadeias Produtivas / Gastronomia

Gastronomia

6 Receitas Tipicas da Africa

6 Receitas Tipicas da Africa

Cada país da Africa tem alimentos tradicionais muito distintas, que foram fortemente influenciados pelos países europeus que estavam eminente em seu passado e também pelo comércio de escravos e alimentos indígenas. Ao longo dos anos, esses pratos foram se fundindo para criar refeições muito típicas que são apreciados por todas as pessoas. Já falamos aqui no site, sobre as comidas típicas da Africa, lembra? Neste artigo vamos publicar algumas receitas típicas africanas que você pode experimentar em casa. Veja: Arroz Amarelo Arroz amarelo com uvas-passas, uma receita tipica da África do Sul. Ingredientes Rende: 4 porções 1 xícara de arroz agulhinha 1/2 colher (chá) de sal 1 1/2 colher (chá) de açafrão-da-terra 3 colheres (chá) de açúcar 1/2 colher (chá) de canela 1/2 xícara de uvas-passas escuras ... Leia Mais »

Você conhece as principais comidas tipicas da Africa?

Você conhece as principais comidas tipicas da Africa?

Cada país da Africa tem alimentos tradicionais muito distintos, que foram fortemente influenciados pelos países europeus que estavam eminente em seu passado e também pelo comércio de escravos e alimentos indígenas. Ao longo dos anos, esses pratos foram se fundindo para criar refeições muito típicas que são apreciados por todas as pessoas. Na África do Sul, por exemplo, povos indígenas vieram para trabalhar nas lavouras de cana de açúcar e trouxeram com eles seus conhecimentos de curries e especiarias. Hoje, todos os grupos culturais criam seus próprios pratos de curries. Um currie Potjie é um bom exemplo disso. A Potjie ou Potjiekos é como um guisado com uma variedade de carnes e legumes. É, normalmente, cozido em fogo aberto. Bobotie ... Leia Mais »

Conheça a origem da cachaça

Conheça a origem da cachaça

Algumas versões dadas por pesquisadores: Do castelhano CACHAZA, vinho que era feito de borra de uva; Da aguardente, que era usada para amaciar a carne de porco (CACHAÇO); Da grapa azeda, tomada pelos escravos e chamada por eles de cagaça. A cachaça é genuinamente nacional. Sua história remonta ao tempo da escravidão quando os escravos trabalhavam na produção do açúcar da cana de açúcar. O método já era conhecido e consistia em se moer a cana, ferver o caldo obtido e, em seguida deixá-lo esfriar em fôrmas, obtendo a rapadura, com a qual adoçavam as bebidas. Ocorre que, por vezes, o caldo desandava e fermentava, dando origem a um produto que se denominava cagaça e era jogado fora, pois não ... Leia Mais »

Culinária e Comida Africana e Afro-Brasileira

Culinária e Comida Africana e Afro-Brasileira

A comida africana reflete as tradições nativas da África, assim como influências árabes, européias e asiáticas. O continente africano é a segunda maior massa de terra do planeta e berço de milhares de tribos, etnias e grupos sociais. Essa diversidade reflete-se na cozinha africana, no uso de ingredientes básicos assim como na preparação e técnicas culinárias. Elementos tradicionais da comida africana Há diferenças significativas nas técnicas culinárias e nos hábitos de comer e beber do continente entre as regiões norte, leste, oeste, sul e central. Porém, em quase todas as culturas africanas, a culinária usa uma combinação de frutas disponíveis localmente, grãos, vegetais, leite e carne. Em algumas partes da África, a comida tradicional tem predominância de leite, coalhada e ... Leia Mais »

Congelar e descongelar carne de frango corretamente garante qualidade

Congelar e descongelar carne de frango corretamente garante qualidade

Quanto menor for a temperatura, mais saborosa e macia permanece a carne Congelar alimentos se tornou comum para quem mora sozinho ou não tem tempo para fazer compras sempre. No caso das carnes, é preciso seguir algumas regras para não haver perda de nutrientes e até mesmo tenha que se desfazer dela. Confira as dicas da gerente de marketing da empresa de congelados Eismann, Carla Pereira, para garantir a maciez e qualidade nutricional da carne de frango congelada: - Quanto menor a temperatura do congelamento, melhor será a retenção dos nutrientes. O congelamento a baixas temperaturas evita a formação de grandes cristais de gelo no interior das fibras do alimento, mantendo a integridade da carne. - No congelador, a temperatura ... Leia Mais »

Aprenda a fazer o tradicional Bolo de Reis

Aprenda a fazer o tradicional Bolo de Reis

Chef Fabrice Le Nud Uma das festas católicas mais populares na Europa é, sem dúvida, o Dia de Reis. Comemorado sempre em 6 de janeiro, a data relembra os três reis magos - Melchior, Gaspar e Baltazar -, que, segundo São Mateus, chegaram do Oriente guiados por uma estrela para adorar Jesus, oferecendo ouro, mirra e incenso. Na ocasião também é costume desmontar as decorações natalinas. Existem diversas maneiras de se celebrar a data. Na França, por exemplo, a tradição remonta à Idade Média. No século 11, os monges da cidade de Besançon escolhiam o superior hierárquico ocultando uma moeda de prata no interior do pão; seria nomeado abade quem a encontrasse. Hoje, os franceses celebram com um saboroso bolo ... Leia Mais »

Receitas de Angola

Receitas de Angola

Tagine de Frango com Pera Caramelizada Receita de Tagine de Frango com Pera Caramelizada Não sei se em Angola também se faz esta receita, é uma receita africana de um amigo brasileiro. Ingredientes: 2 cebolas 7 colheres (sopa) de azeite de oliva 1 frango cortado em pedaços 1 colher (chá) de açafrão 1 colher (chá) de cominho em pó 1 colher (chá) de coentro em pó 1 colher (chá) de sal 2-3 paus de canela 2 folhas de louro esmagadas 1 maço de coentro picado 2 colheres (sopa) de gengibre picado 1/2 xícara de água 30 g de manteiga 2 peras fatiadas, sem casca e sem sementes 2 colheres (sopa) de mel Preparação: Preaquecer o forno em temperatura média (180˚C). ... Leia Mais »