sexta-feira , novembro 16 2018
Capa / Religião

Religião

São Martinho de Lima

São Martinho de Lima

Filho ilegítimo de João de Porres, nobre espanhol pertencente à Ordem de Alcântara e descendente de cruzados, e de Ana Velásquez, negra alforriada, Martinho nasceu no princípio de dezembro de 1579, em Lima, no Peru. Na sua certidão de batismo constou “pai ignorado”. O mesmo aconteceu com sua irmãzinha, filha do mesmo pai. Mas depois Juan de Porres regularizou a situação e viveu ainda algum tempo com os filhos, no Equador. Quando foi transferido para o Panamá como governador, deixou a menina aos cuidados de um parente e Martinho com a própria mãe, além de meios de sustento e para que estudasse um pouco. De temperamento dócil e piedoso, desde pequeno foi ensinado pelo Espírito Santo na escola dos santos. ... Leia Mais »

A partir de agora o idioma Iorubá é patrimônio imaterial do Rio

A partir de agora o idioma Iorubá é patrimônio imaterial do Rio

O Rio de Janeiro deu um grande passo na afirmação da influência da cultura africana na constituição do Brasil. A partir de agora, o Iorubá foi oficializado como patrimônio imaterial. O Projeto de Lei, aprovado pela Assembleia Legislativa (Alerj), reforça a importância da preservação da cultura africana como elemento fundamental para a luta contra discriminação racial. No caso do Rio de Janeiro, isso se dá de forma ainda mais intensa. Segundo dados apresentados pelo IBGE, o estado é dono de uma das maiores concentrações de descendentes e praticantes de religiões negras, especialmente as com elementos das culturas Nagô e Iorubá. A decisão ajuda na luta pela afirmação da contribuição africana na formação do Brasil Aliás, os terreiros de Candomblé atuam como ... Leia Mais »

Amém, Justiça de Xangô, no TRF3 de SP

Amém, Justiça de Xangô, no TRF3 de SP

Condenadas: Record e Rede TV terão que dar direito de resposta as religiões de Matriz Africana. Vitória! Depois de 14 anos de luta,  entidades religiosas de Matriz Africana que exigiram das concessões públicasde Rádio Televisão do Brasil respeitassem a constituição e o povo brasileiro. E por unanimidade o TRF 3 de São Paulo salvaguardou o direito do ‘Axé de quem é de Axé’ de falar e ter seu direito de resposta. Ontem 05/04//2018 Amém, Justiça de Xangô venceu. O CEERT,  e o Instituto Nacional de Tradição e Cultura Afro-Brasileira (ITECAB), foram as entidades proponentes da ação juntamente com o Ministério Público Federal.  Entre 2003 e 2004, foram feitas reuniões com o povo das religiões de matriz africana. O único intuito era interpor medidas ... Leia Mais »

O significado do Domingo de Ramos e sua importância para a humanidade

O significado do Domingo de Ramos e sua importância para a humanidade

A entrada “solene” de Jesus em Jerusalém foi um prelúdio de Suas dores e humilhações. Hoje dia 25/03/2018, a Igreja celebra o Domingo de Ramos. Uma data flexível e cheia de significados que chama todos à reflexão sobre os passos de Jesus Cristo e sua importância vital para toda a humanidade. A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples, que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”. Esse povo tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro de Betânia havia poucos dias e estava maravilhado. Ele tinha a certeza de que este era o Messias anunciado pelos ... Leia Mais »

Ilê-Ifé, a origem do Mundo

A cidade de Ilê-Ifé é considerada pelos yorubas o lugar de origem de suas primeiras tribos. lfé é o berço de toda religião tradicional yoruba (a religião dos Òrìsà, e do Candomblé do Brasil) , é um lugar sagrado, onde os Deuses ali chegaram, criaram e povoaram o mundo e depois ensinaram aos mortais como os cultuarem, nos primórdios da civilização. Ilê-Ifé é a cidade-santa para os Yorubás. Uma espécie de Jerusalém africana. Localizada na orla das florestas equatoriais, no sudoeste da Nigéria, Estado de Òṣun, Ifè data de 500 a.C., segundo as evidências físicas e históricas. Significando “amor”, Ifé é o ponto mítico da origem da humanidade, local de onde partiu a diáspora humana, e onde os Imolès e ... Leia Mais »

Como surgiram as igrejas protestantes? Tudo começou com um protesto 500 anos atrás.

Como surgiram as igrejas protestantes? Tudo começou com um protesto 500 anos atrás.

Elas surgiram a partir do inconformismo do padre alemão Martinho Lutero (1483-1546) em aceitar algumas práticas da Igreja Católica. Lutero atacava duramente a venda de indulgências, ou seja, a obtenção de perdão para um determinado pecado em troca de dinheiro. No dia 31 de outubro de 1517, Lutero pregou na porta de uma igreja de Wittenberg, na Alemanha, um manifesto com 95 teses em que atacava não só a venda de indulgências, como também outros procedimentos da Igreja Católica, como a negociação de cargos eclesiásticos. O papa Leão X exigiu uma retratação do padre, ameaçando condená-lo por heresia. Mas Lutero não voltou atrás e rompeu com a Igreja Católica, dando início à chamada Reforma Protestante, movimento que se espalhou pela ... Leia Mais »

A IGREJA E A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA AS MULHERES.

A IGREJA E A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA AS MULHERES.

A religião está popularmente associada com a paz, com o amor, com a proteção daqueles e daquelas menos favorecidas. Os tabus religiosos podem colaborar para manter a mulher que sofre violência em seu relacionamento. A falta de preparo teológico para lidar com situações de violência doméstica também pode contribuir e alimentar os mitos religiosos que compactuam com esta realidade. As Igrejas compactuam com a reprodução e manutenção dos mitos e da violência contra as mulheres no momento em que se tornam cúmplices da cultura do silêncio e da omissão, recusando-se a denunciar os atos de violência e seus autores, além das estruturas institucionais e sociais injustas que perpetuam essa prática. Será possível responder estes questionamentos tão instigantes? Uma potencial explicação ... Leia Mais »