terça-feira , novembro 13 2018
Capa / Fatos

Fatos

Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro

Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro

Jorge Luiz Castanheira Alexandre Os 78 quilos que diz pesar parecem menos. A pele branca, os óculos de grau e a silhueta que emoldura passos rápidos e desengonçados poderiam facilmente carimbá-lo como um estrangeiro perdido na Apoteose. Saiba mais sobre o mineiro que comanda os bastidores do Sambódromo, presidente da LIESA Aqui A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA) é a principal associação que organiza o carnaval do Rio de Janeiro. História Dirigentes de dez das principais escolas de samba do Rio de Janeiro decidiram em 1984 se unir e projetar o que pensavam ser o melhor para a festa. A partir daí, separam-se da AESCRJ e criaram uma associação própria, a LIESA, que passou ... Leia Mais »

Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela

Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela é uma das mais tradicionais e conhecidas escolas de samba da cidade brasileira do Rio de Janeiro. É carinhosamente chamada de "A Majestade do Samba" e foi fundada oficialmente como um bloco carnavalesco, chamado Conjunto Oswaldo Cruz, em 11 de abril de 1923, no bairro de Oswaldo Cruz. Embora haja estudos que acreditam que ela tenha sido fundada em 1926, mas o ano oficial de fundação é 1923, ano de criação do bloco "Baianinhas de Oswaldo Cruz", que já continha o embrião da primeira diretoria portelense, com Paulo da Portela, Alcides Dias Lopes (Malandro Histórico), Heitor dos Prazeres, Antônio Caetano, Antônio Rufino, Manuel Bam Bam Bam, Natalino José do Nascimento ("seu Natal"), Candinho ... Leia Mais »

Como Ter uma Vida Social na Terceira Idade

Como Ter uma Vida Social na Terceira Idade

Criado por Denis Camargo, Jack Herrick, Zaira e 3 outros Quando uma pessoa madura perde um cônjuge, um amigo próximo ou até mesmo um animal de estimação, pode ser fácil perder a perspectiva da vida. É muito fácil descer até um estado de solidão e reclusão na qual elas param de se relacionar com pessoas que uma vez representaram papéis importantes no dia-a-dia. Os filhos (se houverem) já seguiram seu caminho próprio e frequentemente estão muito envolvidos com suas vidas e problemas próprios, de modo que não podem mais passar muito tempo com seus pais enquanto estes envelhecem. Conviver com a solidão e perda na terceira idade é difícil, mas não é impossível retomar uma vida social. Uma boa postura ... Leia Mais »

Gaiaku Luiza

Gaiaku Luiza

Uma das mais importantes sacerdotisas das chamadas religiões de matriz africana do século XX, Gaiaku Luiza de Oyá, faria amanhã, se estivesse viva, 100 anos. O legado desta senhora se fundamenta num saber litúrgico impressionante acerca das várias nações de candomblé, o Angola, o Ketu, o Jeje, e essa variância de complexa tradução, sua marca mais precisa, pode ser verificada na criação de um terreiro inteiramente dedicado ao Jeje-Mahi, nos idos de 1959, na bela e negra cidade de Cachoeira. D. Luiza de Oyá, mãe de muita inspiração espiritual, faleceu no dia 20 de junho de 2005, em seu templo religioso, o Húnkpámè Ayíonó  Huntóloji, casa que ilustra a grandeza desta sacerdotisa tão pouco conhecida dos baianos e brasileiros. Foi-se ... Leia Mais »

Imagens raras da Bahia vão virar DVD e livro

Imagens raras da Bahia vão virar DVD e livro

Xavier Vatin  não imaginava o que poderia encontrar no acervo de gravações antropológicas da Universidade de Indiana (Estados Unidos), um dos maiores do mundo, quando resolveu fazer pós-doutorado na instituição. Em sua pesquisa, o professor da Universidade Federal do Recôncavo  da Bahia (UFRB) se deparou com um tesouro desconhecido pelos brasileiros: 52 horas de gravações feitas  pelo linguista norte-americano  Lorenzo Turner entre 1940 e 1941, em  sua passagem pela Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe e Mato Grosso. "Eu não conhecia Lorenzo Turner,  um  neto de escravos da Carolina do Norte,  o primeiro linguista a se formar em Havard e a  mostrar que existiam línguas criolas no país. Ele tem uma história de família incrível: em duas ... Leia Mais »

Dia de África – 25 de Maio

Dia de África – 25 de Maio

Assinala-se segunda-feira, 25 de Maio de 2015, o quinquagésimo segundo (52º) aniversário da fundação da Organização da Unidade africana OUA, actualmente, União Africana, UA, noticiou a RNA. Foi há 25 de Maio de 1963, que 32 Chefes de Estado africanos decidiram criar a OUA, com o objectivo de libertar o continente da dominação estrangeira. Dessa reunião, realizada em Addis Abeba (Etiópia), nasceu a OUA (Organização de Unidade Africana). Pela importância daquele momento, o 25 de Maio foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1972, Dia da Libertação de África. O dia representa também um profundo significado da memória colectiva dos povos do “continente negro” e a demonstração do objectivo comum de unidade e solidariedade dos africanos na luta ... Leia Mais »

SIGNIFICADO E FORMAS DE COQUE DE CABELO.

SIGNIFICADO E FORMAS DE COQUE DE CABELO.

(francês coque) Porção de cabelo apanhado e enrolado = COCÓ O coque é um penteado que combina com qualquer visual e ocasião. Além de ser prático e fácil de ser feito, ele traz mais charme e valoriza os traços do rosto feminino. Nas estações mais frias, o coque nos cabelos promete ser tendência e surgir nas formas mais variadas. Portanto, esqueça os tipos de coque mais comportados com os fios certinhos no lugar e abuse do coque de cabelo nas versões com fios mais soltos e bagunçados. Existem várias maneiras de fazer um coque. Aprenda algumas dicas de como fazer coque nos cabelos de diferentes formas para fugir do tradicional sem perder a elegância do penteado. Coque Clássico Penteie bem ... Leia Mais »