terça-feira , setembro 25 2018
Capa / Medicina

Medicina

Alice Ball (1892-1916), química que criou o primeiro tratamento eficaz contra a hanseníase quando tinha apenas 23 anos.

Alice Ball (1892-1916), química que criou o primeiro tratamento eficaz contra a hanseníase quando tinha apenas 23 anos.

As pessoas na China descobriram a cura para a lepra nos anos 1300, e ainda por seiscentos anos, a cura não funcionou. Nós lhe diremos por que uma cura conhecida não era boa o suficiente e como torná-la boa o suficiente. As chances de você ter lepra são infinitamente pequenas. Isso é uma coisa boa a qualquer momento, mas foi especialmente bom a qualquer momento antes de 1916. Claro, as pessoas tinham uma "cura". Era chamado de óleo de Chaulmoogra, e eles o tinham por centenas de anos. O problema era que eles estavam na forma errada. O extrato de Chaulmoogra, extraído da semente da árvore de Chaulmoogra, era muito viscoso para ser eficaz como um óleo e grande demais para ser eficaz ... Leia Mais »

Eugenia: brasileiros que importam sêmen de brancos dos EUA viram notícia internacional

Parece a Alemanha nazista, mas é o Brasil de 2018: o Wall Street Journal traz nesta quinta-feira uma reportagem sobre como a procura por sêmen importado dos Estados Unidos explodiu em nosso país nos últimos anos, graças ao interesse de gente que deseja “branquear” os filhos e garantir que tenham olhos claros e aspecto europeu. Em outras palavras, eugenia. Hitler ficaria orgulhoso. “Com olhos claros, cabelos loiros e algumas sardas no rosto, o doador número 9601 é um dos mais requisitados por mulheres ricas do Brasil que estão importando o DNA de jovens norte-americanos em números sem precedentes”, diz a reportagem assinada por Samantha Pearson. Baseada em dados da Anvisa, a repórter afirma que a importação de esperma gringo subiu 3000% ... Leia Mais »

Hoje na História – Primeiro Transplante de Coração do Mundo.

Hoje na História – Primeiro Transplante de Coração do Mundo.

O coração de uma pessoa morta palpitou pela primeira vez no peito de outro humano às 5h25 de 3 de dezembro de 1967, na África do Sul. A operação foi realizada no hospital Grote-Schuur, na Cidade do Cabo pelo chefe de equipe e professorsul-africano Christiaan Barnard, então com 44 anos de idade. Dr. Christiaan Barnard   O orgão foi doado para o  marcineiro Louis Waskansky, de 53 anos, que sofria de uma doença cardíaca crônica que não tinha cura. A doadora foi Denise Darvall, de 25 anos, que morreu em um acidente de carro. O cirurgião Christiaan Barnard conduziu a operação médica revolucionária com  equipe de 20 cirurgiões com duração de 5 horas.   Mas Waskansky faleceu 18 dias depois ... Leia Mais »