segunda-feira , julho 16 2018
Capa / Hoje na História

Hoje na História

Hoje na História – A Fundação da Cidade de São Vicente

Hoje na História – A Fundação da Cidade de São Vicente

São Vicente foi a primeira cidade fundada pelos portugueses no Brasil, em 22 de janeiro de 1532, por Martim Afonso de Sousa.  Descoberta pela expedição de Gaspar de Lemos, em 1502, que batizou a ilha em homenagem a São Vicente Mártir, teve o nome ratificado por Martim Afonso de Sousa em 1532. ssa expedição, o rei escolheu um amigo de infância, Martim Afonso de Sousa. Os preparativos foram demorados: só em 31 de dezembro de 1531 a embarcação partiu com cerca de 500 pessoas. Havia tabeliães e oficiais de Justiça para impor a lei, padres e soldados. Trouxe também, munição, tecidos, ferramentas, mudas de plantas, animais e utensílios domésticos. Depois de aportar na Bahia e no Rio de Janeiro, Martim Afonso ... Leia Mais »

Hoje na História – Após 53 anos, EUA e Cuba reatam relações diplomáticas (2014).

Hoje na História – Após 53 anos, EUA e Cuba reatam relações diplomáticas (2014).

O embargo dos Estados Unidos a Cuba (descrito em Cuba como el bloqueo, termo em castelhano que, conforme as traduções oficiais em português, significa "embargo") é um embargo econômico, comercial e financeiro imposto a Cuba pelos Estados Unidos que se iniciou em Outubro de 1960, como resposta do governo americano às expropriações das propriedades de cidadãos e companhias americanas na ilha, levadas a cabo pelo ainda incipiente governo revolucionário cubano. Já no ano de 1992, o embargo adquiriu caráter de lei e, em 1996, o Congresso dos Estados Unidos aprovou a chamada Lei Helms-Burton, a qual proibiu os cidadãos americanos de realizar negócios dentro da ilha ou com o governo cubano — embora desde muito antes a justificativa para o ... Leia Mais »

Hoje na História – Nascimento de Dilma Rousseff

Hoje na História – Nascimento de Dilma Rousseff

Dilma Vana Rousseff (Belo Horizonte, 14 de dezembro de 1947) é uma economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) e 36.ª presidente do Brasil, tendo exercido o cargo de 2011 até seu afastamento por um processo de impeachment em 2016. Nascida numa família da classe média alta, interessou-se pelo socialismo durante a juventude, logo após o Golpe Militar de 1964, ingressou então na luta armada de esquerda: pelo que se tornou membro do Comando de Libertação Nacional (COLINA) e posteriormente da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares) – ambas as organizações defendiam a luta armada contra o regime militar. Passou quase três anos em reclusão, de 1970 a 1972, primeiramente pelos militares da Operação Bandeirante (OBAN), tendo sofrido ... Leia Mais »

Hoje na História – Jamie Foxx

Hoje na História – Jamie Foxx

Eric Marlon Bishop (nascido em 13 de dezembro de 1967),conhecido profissionalmente como Jamie Foxx , é um ator americano, cantor, compositor, produtor e comediante. Ele ganhou o Prêmio da Academia pelo Melhor Ator , o Prêmio BAFTA do Melhor Ator em um Papel Líder e o Globo de Ouro do Melhor Ator - Motion Picture Musical ou Comedy , por seu retrato de Ray Charles no filme biográfico Ray . No mesmo ano, ele foi nomeado para o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel no filme de crime Collateral . A partir da primavera de 2017, a Foxx é o anfitrião e produtor executivo da nova Foxshow Beat Beat Shazam . Outros papéis de atuação incluem o sargento de pessoal Sykes em Jarhead (2005), executivo de registro Curtis Taylor, Jr. em Dreamgirls (2006), detetive Ricardo Tubbs na adaptação cinematográfica de 2006 da série de TV Miami Vice , papel-título no filme Django ... Leia Mais »

Hoje na História – Morre o sertanista Orlando Villas-Bôas, aos 88 anos

Hoje na História – Morre o sertanista Orlando Villas-Bôas, aos 88 anos

Orlando Villas-Bôas (Santa Cruz do Rio Pardo, 12 de janeiro de 1914 — São Paulo, 12 de dezembro de 2002) foi um sertanista brasileiro. Algumas pessoas dentre a qual Orlando Villas-Bôas dependeu de influências para ter feito registro dos índios com visão contrária a visão normal de mundo tem pensamentos e formas de descrever os índios condenada pela ótica dos Irmãos Villas-Bôas, visto porque Von Martius defendia que se tinha que se civilizar os índios e deixá-los satisfeitos e sadios, enquanto os Villas-Bôas defendia que os índios tinham que estarem abandonados, isolados, nunca serem domesticados e que não se deve civilizar os índios e também porque Claude Lévi-Strauss descreve os índios de acordo com a ótica do "Bom selvagem", e ... Leia Mais »

Hoje na História – Dia Internacional do Tango

Hoje na História – Dia Internacional do Tango

O Dia Internacional do Tango é celebrado anualmente no dia 11 de dezembro. Este dia foi criado em homenagem a dois dos seus maiores criadores, nascidos nesta data: Carlos Gardel, cantor, e Julio de Caro, compositor. Acredita-se que este tipo de música e estilo de dança teve origem africana mas foi na Argentina que o tango se tornou popular e é neste país que se regista o maior número de praticantes de tango. A dança do tango tem uma coreografia complexa, sendo considerada como uma das danças mais sensuais do mundo. A sua forma musical é binária e o seu compasso é de dois por quatro. Acordeão, contrabaixo, piano, violão e violino são alguns instrumentos típicos deste estilo musical. Ástor Piazzolla, ... Leia Mais »

Hoje na História – Dia Internacional dos Direitos Humanos

Hoje na História – Dia Internacional dos Direitos Humanos

O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado anualmente a 10 de dezembro. A data visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e colocar um ponto final a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos. Comemoração do Dia dos Direitos Humanos A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas. A Declaração Universal dos Direitos ... Leia Mais »