sexta-feira , novembro 16 2018
Capa / África

África

Guerra Civil em Ruanda

Guerra Civil em Ruanda

Motivada pela disputa étnica entre hutus e tutsis, a Guerra Civil em Ruanda aconteceu entre 1990 e 1994 e ficou marcada pelo genocídio de 800 mil tutsis. A Guerra Civil em Ruanda aconteceu entre 1990 e 1994, quando tropas de oposição formadas por tutsis e hutus moderados iniciaram ataques, a partir de campos de refugiados em Uganda, contra as tropas governamentais do presidente Juvénal Habyarimana, no poder desde 1973. O conflito em Ruanda teve desdobramentos graves, como o genocídio que, em cerca de 100 dias, foi responsável pela morte de 800 mil tutsis. Domínio colonial em Ruanda e a rivalidade entre tutsis e hutus Ruanda é um pequeno país da região centro-oriental do continente africano e historicamente foi habitado por diferentes etnias: hutus e tutsis formavam a maioria da ... Leia Mais »

A partir de agora o idioma Iorubá é patrimônio imaterial do Rio

A partir de agora o idioma Iorubá é patrimônio imaterial do Rio

O Rio de Janeiro deu um grande passo na afirmação da influência da cultura africana na constituição do Brasil. A partir de agora, o Iorubá foi oficializado como patrimônio imaterial. O Projeto de Lei, aprovado pela Assembleia Legislativa (Alerj), reforça a importância da preservação da cultura africana como elemento fundamental para a luta contra discriminação racial. No caso do Rio de Janeiro, isso se dá de forma ainda mais intensa. Segundo dados apresentados pelo IBGE, o estado é dono de uma das maiores concentrações de descendentes e praticantes de religiões negras, especialmente as com elementos das culturas Nagô e Iorubá. A decisão ajuda na luta pela afirmação da contribuição africana na formação do Brasil Aliás, os terreiros de Candomblé atuam como ... Leia Mais »

Um reino colonizado que se tornou império: a Núbia antiga

Um reino colonizado que se tornou império: a Núbia antiga

Por meio de apropriações e ressignificações, a Núbia – região onde alguns dos primeiros reinos africanos emergiram – conseguiu transformar elementos da cultura de seu colonizador, o Egito, em símbolo de seu próprio poder. Por Rennan Lemos Muitos ficariam surpresos ao constatarem que o local com a maior concentração de pirâmides no mundo não está no Egito, mas sim no Sudão. Isso porque entre mais ou menos 1100 e 250 a. C., os reis da Núbia, civilização africana que se desenvolveu no que hoje é o atual Sudão, construíram, nessa época, diversas tumbas reais em forma de pirâmide. Neste período, a Núbia não só tinha deixado de ser colônia do Egito, como havia se tornado ela própria um império – ... Leia Mais »

6 Fascinantes Impérios Africanos (que você deveria Conhecer)

6 Fascinantes Impérios Africanos (que você deveria Conhecer)

O conhecimento sobre a África é tão cheio de esteriótipos que ainda existe pessoas que pensam que África é um país… e não um gigantesco continente. E o problema não está exatamente no fato dessas pessoas saberem pouco de geografia, e sim por que as escolas e os professores nos ensinaram quase nada sobre esse continente incrível Cheio de riquezas, histórias e cultura a África é com certeza o berço da humanidade… Centenas de pequenos impérios surgiram ao longo da história africana e muitos eram ricos em tecnologias e se tornaram impérios poderosos. Leia Mais »

Profile Of The New Ooni Of Ife, Prince Adeyeye Enitan Ogunwusi

Profile Of The New Ooni Of Ife, Prince Adeyeye Enitan Ogunwusi

O príncipe Adeyeye Enitan Ogunwusi da Casa Governante Giesi de Ile-Ife, Estado de Osun, foi inaugurado como a nova Ooni de Ife. Ele se torna o 51º Ooni de Ife. Ele tem 40 anos e nasceu na família de John Oluropo Ogunwusi, da famosa linhagem Ojaja da casa governante Giesi, do Agbedegbede Quarters, em Ile-Ife. A mãe do príncipe Ogunwusi, Margaret Wuraola Sidikatu Abegbe Ogunwusi, nasceu na família de Soji-Opa, um proeminente comerciante de cacau em Ile-Ife. Ele freqüentou o Politécnico, Ibadan, onde obteve um Diploma Nacional Superior (HND) em Contabilidade. Ele cresceu rapidamente nos negócios, depois da escola, tornando-se um bem sucedido comerciante imobiliário. Sua biografia no site da Imperial Homes Mortgage Bank Limited (uma subsidiária do GTBank) em ... Leia Mais »

Biografia de Ooni Of Ife Sua Majestade Imperial Oba Enitan Ogunwusi Ojaja II

Biografia de Ooni Of Ife Sua Majestade Imperial Oba Enitan Ogunwusi Ojaja II

Cerca de quatro décadas atrás ... na antiga cidade de Ile-Ife, The Ooni of Ife, Arole Oduduwa e Paramount Head de todos os Yoruba em todo o mundo, Ooni Ogunwusi nasceu na Casa Giesi, Ojaja Royal Composto de Agbedegbede, na Ilha -Ife the Cradle of the Yoruba em todo o mundo. Ele foi nomeado ... Adeyeye Babatunde Enitan. Ooni Ogunwusi foi entregue silenciosamente na humilde família do Príncipe Ropo e da Sra. Margret Wuraola Ogunwusi (do complexo familiar de Soji Opa, Ile-Ife). Embora nascida de forma silenciosa, a excelência de Ooni Ogunwusi e sua extraordinária perspicácia anunciaram-se recentemente para que o mundo se visse, já que ele foi coroado o 51º Ooni de Ife em 7 de dezembro de 2015. ... Leia Mais »

Release; Ooni de Ife Vem ao Brasil Junho 2018

Release; Ooni de Ife Vem ao Brasil Junho 2018

Está chegando a hora! As mais populosas Nações Negras (Brasil / Nigéria) unem-se com a presença do líder do povo iorubá, Ooni de Ifé. A conexão entre o berço da civilização humana, ILÊ IFÉ e o Brasil. Durante os dias 6 a 17 de junho de 2018, Ooni de Ifé e sua seleta comitiva estarão nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Seja parte neste grandioso e histórico momento. O ti se se! The time is coming! The most populous Black Nations (Brazil / Nigeria) unite with the presence of the leader of Yoruba people, Ooni of Ifé. The connection between the cradle of human civilization, ILÊ IFÉ and Brazil. During June 6 to 17, 2018, Ooni ... Leia Mais »