segunda-feira , setembro 24 2018
Capa / Cadeias Produtivas / Arte & Cultura

Arte & Cultura

Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade. A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pela escravidão africana na época do tráfico transatlântico de escravos. No Brasil a cultura africana sofreu também a influência das culturas europeia e indígena, de forma que características de origem africana na cultura brasileira encontram-se em geral mescladas a outras referências culturais.

Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares. Os estados do Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados pela cultura de origem africana, tanto pela quantidade de escravos recebidos durante a época do tráfico como pela migração interna dos escravos após o fim do ciclo da cana-de-açúcar na região Nordeste.

Ainda que tradicionalmente desvalorizados na época colonial e no século XIX, os aspectos da cultura brasileira de origem africana passaram por um processo de revalorização a partir do século XX que continua até os dias de hoje.

UFF tem sessão gratuita do premiado documentário “Auto de Resistência”

UFF tem sessão gratuita do premiado documentário “Auto de Resistência”

Cinemas em Redes exibe “Auto de Resistência", documentário que aborda o genocídio nas favelas do Rio de Janeiro Cinemas em Redes exibe “Auto de Resistência", documentário que aborda o genocídio nas favelas do Rio de Janeiro Neste mês de setembro, o projeto Cinemas em Rede exibe o longa-metragem ‘Auto de Resistência’. A produção, que tem direção assinada por Lula Carvalho e Natasha Neri, será exibida no dia 20 de setembro (quinta-feira), a partir das 19h. A edição contará com transmissão simultânea para as salas de cinema de seis instituições federais brasileiras. A entrada é gratuita. O título da produção, que foi lançada em junho deste ano, faz referência às mortes de civis provocadas por policiais que alegaram legítima defesa. Nesse ... Leia Mais »

África alega à Europa a restituição de seus tesouros roubados

África alega à Europa a restituição de seus tesouros roubados

EXIGÊNCIA Segundo a Benin, na França, há entre 4.500 e 6.000 objetos pertencentes ao país, incluindo tronos, portas de madeira gravadas ou cetros reais Embora de acordo com o rótulo dos três totens que estão expostos no museu Quai Branly, em Paris são uma "doação" seu país, Benin, pede a restituição do que ele considera um tesouro roubado durante a era colonial. "Estátuas do reino de Dahomey, doação do general Dodds", diz o rótulo para descrever esses totens meio humanos e meio animais. Na verdade, essas estátuas imponentes foram roubados em 1892 pelas tropas francesas do general Alfred Amedee Dodds durante o saque do palácio de Abomey, a capital histórica do atual Benin. "Eu vim para aprender como esses objetos eram usados, mais ... Leia Mais »

AS RAÍZES AFRICANAS DA ALFABETIZAÇÃO EUROPEIA

AS RAÍZES AFRICANAS DA ALFABETIZAÇÃO EUROPEIA

Tifinagh é o sistema de escrita desenvolvido e utilizado na região do noroeste da África. É usado para escrever línguas bereberas como Tamazight, Tamajaq, Tamasheq, Amazigh e alguns dialectos hausatistas que são falados por cerca de um milhão ou mais de pessoas em Marrocos, Níger, Nigéria, Mali, Burkina Faso, Argélia e Líbia. Berber / Tuareg / Hausa Script Compare com: Script Ibérico do Nordeste Compare e contraste com o script Nsibidi dos Igbos nigerianos. Igbo Script Nsibidi Nsibidi ou Nsibiri é um antigo roteiro escrito pelos Igbos da Nigéria, e seus vizinhos, os Ibibios e os Akangs. Os restos dos scripts escritos sobrevivem hoje. O uso é principalmente encontrado entre as escolas secretas do culto que ainda sobrevivem no leste da Nigéria. Também é ... Leia Mais »

O compositor negro que influenciou Mozart – Chevalier de Saint-George

O compositor negro que influenciou Mozart – Chevalier de Saint-George

Joseph Bo(u)logne, o Chevalier de Saint-George (Baillif ,Guadalupe, 25 de dezembro de 1745 — Paris, 10 de junho de 1799) foi uma das figuras mais importantes na cena musical da segunda metade do século XVIII. Conhecido popularmente por "Mozart Negro", foi um dos primeiros músicos na Europa conhecido por ter ascendência africana. Obras Saint-George escreveu sinfonias, cerca de 25 concertos para violino e orquestra, quarteto de cordas, Sonatas, e canções no estilo de Mozart e Haydn. Ele também escreveu pelo menos cinco óperas com uma possível sexta ópera, Le droit de seigneur. G 2 \ Quarteto de cordas Op. 1 No. 1 em dó maior G 3 \ Quarteto de cordas Op. 1 No. 2 em ré bemol maior G ... Leia Mais »

Hoje na História – Dia Internacional do Tango

Hoje na História – Dia Internacional do Tango

O Dia Internacional do Tango é celebrado anualmente no dia 11 de dezembro. Este dia foi criado em homenagem a dois dos seus maiores criadores, nascidos nesta data: Carlos Gardel, cantor, e Julio de Caro, compositor. Acredita-se que este tipo de música e estilo de dança teve origem africana mas foi na Argentina que o tango se tornou popular e é neste país que se regista o maior número de praticantes de tango. A dança do tango tem uma coreografia complexa, sendo considerada como uma das danças mais sensuais do mundo. A sua forma musical é binária e o seu compasso é de dois por quatro. Acordeão, contrabaixo, piano, violão e violino são alguns instrumentos típicos deste estilo musical. Ástor Piazzolla, ... Leia Mais »

Hoje na História – Nasce o Rapper americano Jay-Z

Hoje na História – Nasce o Rapper americano Jay-Z

Shawn Corey Carter (Brooklyn, 4 de dezembro de 1969), mais conhecido pelo seu nome artístico JAY-Z(também estilizado Jay Z ou Jay-Z), é um rapper, Compositor, produtor, homem de negócios. Ele é um dos artistas de hip hop mais bem sucedidos empresarial e financeiramente nos Estados Unidos. Em 2012, a Forbes estimava seu patrimônio líquido em 520 milhões de dólares. É um dos mais vendidos artistas do mundo na história, ao lado de 2pac, com mais de 50 milhões de discos comercializados, e ganhador de 21 prêmios Grammy Awards por seu trabalho musical e inúmeras indicações adicionais. Como um empreendedor e investidor, Jay-Z é co-proprietário da cadeia de bares esportivos 40/40 Club, co-criador da linha de roupas Rocawear. Ele é ex-CEO ... Leia Mais »

Sheku Kanneh-Mason – Violoncelista Britânico

Sheku Kanneh-Mason – Violoncelista Britânico

Sheku Kanneh-Mason (nascido em 1999) é um violoncelista britânico que ganhou o prêmio da BBC Young Musician of the Year de 2016 . Ele foi o primeiro músico negro a ganhar o prêmio desde o seu lançamento 38 anos antes. Biografia Sheku Kanneh-Mason cresceu em Nottingham , Inglaterra. Ele é o terceiro maior dos sete filhos de Stuart Mason (gerente de negócios) e Kadiatu Kanneh (um antigo professor universitário), e começou a tocar o violão aos seis anos de idade, depois de tocar o violino. Com a idade de nove anos, ele passou o exame de violão de 8º ano com as melhores notas no Reino Unido e ganhou o Prêmio Memorial Marguerite Swan. Também com nove anos ele ganhou ... Leia Mais »