segunda-feira , setembro 24 2018
Capa / Mulheres Famosas

Mulheres Famosas

Auta de Souza

Auta de Souza

Auta de Souza (Macaíba, 12 de setembro de 1876 — Natal, 7 de fevereiro de 1901) foi uma poetisa brasileira da segunda geração romântica (ultrarromântica, byroniana ou Mal do Século), autora de Horto. Escrevia poemas românticos com alguma influência simbolista, e de alto valor estético. Segundo Luís da Câmara Cascudo, é "a maior poetisa mística do Brasil". Vida Filha de Elói Castriciano de Souza e Henriqueta Leopoldina Rodrigues e irmã dos políticos norte-rio-grandenses Elói de Sousa e Henrique Castriciano. Ficou órfã aos três anos, com a morte de sua mãe por tuberculose, e no ano seguinte perdeu também o pai, pela mesma doença. Sua mãe morreu aos 27 anos e seu pai aos 38 anos. Durante a infância, foi criada ... Leia Mais »

Alice Ball (1892-1916), química que criou o primeiro tratamento eficaz contra a hanseníase quando tinha apenas 23 anos.

Alice Ball (1892-1916), química que criou o primeiro tratamento eficaz contra a hanseníase quando tinha apenas 23 anos.

As pessoas na China descobriram a cura para a lepra nos anos 1300, e ainda por seiscentos anos, a cura não funcionou. Nós lhe diremos por que uma cura conhecida não era boa o suficiente e como torná-la boa o suficiente. As chances de você ter lepra são infinitamente pequenas. Isso é uma coisa boa a qualquer momento, mas foi especialmente bom a qualquer momento antes de 1916. Claro, as pessoas tinham uma "cura". Era chamado de óleo de Chaulmoogra, e eles o tinham por centenas de anos. O problema era que eles estavam na forma errada. O extrato de Chaulmoogra, extraído da semente da árvore de Chaulmoogra, era muito viscoso para ser eficaz como um óleo e grande demais para ser eficaz ... Leia Mais »

Conheça o coral gospel que conquistou o mundo e roubou a cena no casamento real

Conheça o coral gospel que conquistou o mundo e roubou a cena no casamento real

A cerimônia de casamento de Harry e Meghan emocionou milhares telespectadores ao redor do Globo. Mas a apresentação do coral britânico The Kingdom Choir, formado por cantores negros, cantando 'Stand By Me' foi o ponto alto da celebração Sim, casaram. Agora, Harry e Meghan são os novos duque e duquesa de Sussex. Entre todas as imagens marcantes da celebração de ontem, um ganhou destaque nas redes sociais. O que mais emocionou o público foi a apresentação do coral gospel The Kingdom Choir, formado por cantores negros, cantando “Stand By Me”, originalmente interpretada por Ben E. King.   O coro britânico juntamente com Karen Gibson, interpretaram um clássico do soul de 1961. A escolha da música representa foi considerada uma inovação, ... Leia Mais »

Assassinato de Marielle Franco

O assassinato de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro pelo PSOL, foi um crime executado no dia 14 de março de 2018, no Estácio, região central da cidade. Os criminosos estavam em um carro que emparelhou com o da vereadora e efetuaram vários disparos, que também mataram o motorista. Embora em fase inicial, a investigação conduzida pelas autoridades aponta para motivações políticas. Descrição do crime Marielle chegou à Casa das Pretas, na rua dos Inválidos, na Lapa, para mediar um debate promovido pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) com jovens negras, por volta das dezenove horas. Segundo imagens obtidas pela polícia, um Cobalt com placa de Nova Iguaçu, município da Baixada Fluminense, estava parado próximo ao local. Por volta ... Leia Mais »

CONHEÇA MELISSA HARVILLE-LEBRON: A PRIMEIRA MULHER NEGRA A POSSUIR UMA EQUIPE DA NASCAR

CONHEÇA MELISSA HARVILLE-LEBRON: A PRIMEIRA MULHER NEGRA A POSSUIR UMA EQUIPE DA NASCAR

Melissa Harville-Lebron nunca imaginou que suas atividades empresariais e ambições a levariam a fazer história como a primeira mulher afro-americana a possuir apenas uma equipe de corrida licenciada pela NASCAR. Harville-Lebron, uma mãe solteira de 47 anos que criou seus três filhos biológicos, bem como as quatro crianças de seus irmãos, iniciaram sua carreira na indústria do entretenimento como estagiária na Sony Music. Em 2005, ela lançou seu próprio rótulo de música enquanto trabalhava no escritório do Departamento de Correção de Nova York. Quase uma década depois, ela sofria de um grave ataque de asma que a forçou a se aposentar antecipadamente e a inspirou a correr o risco de lançar uma empresa de entretenimento multifacetada, WM Stone Enterprises Inc., em 2014. ... Leia Mais »

DOSSIÊ: “História das Mulheres no Ocidente”

DOSSIÊ: “História das Mulheres no Ocidente”

"História das Mulheres no Ocidente" . ESCREVER UMA HISTÓRIA DAS MULHERES: relato de uma experiência * Michelle Perrot** Escrever uma história das mulheres é um empreendimento relativamente novo e revelador de uma profunda transformação: está vinculado estreitamente à concepção de que as mulheres têm uma história e não são apenas destinadas à reprodução, que elas são agentes históricos e possuem uma historicidade relativa às ações cotidianas, uma historicidade das relações entre os sexos. Escrever tal história significa levá-la a sério, querer superar o espinhoso problema das fontes ("Não se sabe nada das mulheres", diz-se em tom de desculpa). Também significa criticar a própria estrutura de um relato apresentado como universal, nas próprias palavras que o constituem, não somente para explicitar ... Leia Mais »

A PRIMEIRA PRESIDENTE FEMININA DA ÁFRICA GANHA PRÊMIO DE LIDERANÇA DE US $ 5 MILHÕES

A PRIMEIRA PRESIDENTE FEMININA DA ÁFRICA GANHA PRÊMIO DE LIDERANÇA DE US $ 5 MILHÕES

Ellen Johnson Sirleaf recebeu o prêmio de liderança mais prestigiado da África. A ex-presidente liberiana recebeu o Prêmio Mo Ibrahim de US $ 5 milhões em reconhecimento à sua liderança no cargo depois de ter servido dois períodos de 2006 a 2017. Sirleaf, que foi a primeira chefe de Estado africana, é a primeira mulher a conquistar o prêmio e a 5º destinatária do prêmio desde que foi lançado em 2006. O Prêmio Ibrahim pretende distinguir os líderes que, durante seu tempo no cargo, desenvolveram seus países, fortaleceram a democracia e os direitos humanos para o benefício compartilhado de seus povos e o desenvolvimento sustentável avançado, de acordo com o site do Prêmio. Para se qualificar, os chefes de estado africanos devem ... Leia Mais »