domingo , agosto 19 2018
Capa / Cadeias Produtivas

Cadeias Produtivas

África alega à Europa a restituição de seus tesouros roubados

África alega à Europa a restituição de seus tesouros roubados

EXIGÊNCIA Segundo a Benin, na França, há entre 4.500 e 6.000 objetos pertencentes ao país, incluindo tronos, portas de madeira gravadas ou cetros reais Embora de acordo com o rótulo dos três totens que estão expostos no museu Quai Branly, em Paris são uma "doação" seu país, Benin, pede a restituição do que ele considera um tesouro roubado durante a era colonial. "Estátuas do reino de Dahomey, doação do general Dodds", diz o rótulo para descrever esses totens meio humanos e meio animais. Na verdade, essas estátuas imponentes foram roubados em 1892 pelas tropas francesas do general Alfred Amedee Dodds durante o saque do palácio de Abomey, a capital histórica do atual Benin. "Eu vim para aprender como esses objetos eram usados, mais ... Leia Mais »

Confira nove tendências para viagens de incentivo este ano

Confira nove tendências para viagens de incentivo este ano

A Incentive Research Foundation (IRF) lançou recentemente um estudo de tendências para viagens de incentivo este ano, listando dez fatores cruciais que impactarão as corporações, seus bens e serviços. Confira a seguir quais são eles: 1- Desenvolver uma cultura de ativos de marca Os especialistas preveem que prêmios não monetários aumentarão à medida que as organizações se concentrarem em sua marca, filosofia e modernização, aspectos considerados essenciais para o sucesso de uma empresa. 2- Confiança da indústria e expansão orçamentária O crescimento dos planos de mercado serão mantidos durante 2018, embora possivelmente a uma velocidade reduzida, devido a quatro limitações: taxas, apreensões do usuário final, restrições do governo e mitigação de riscos. 3- Regulamentos influenciarão modificações de procedimentos As corporações ... Leia Mais »

Anelis Assumpção quebra jejum com terceiro álbum, ‘Taurina’

Anelis Assumpção quebra jejum com terceiro álbum, ‘Taurina’

Cantora paulista junta referências do samba, do reggae e do dub em novas canções Anelis Assumpção quebrou um jejum de quatro anos com o seu novo álbum, Taurina, já disponível nas plataformas digitais. O título remete à característica atribuída ao signo astrológico: a gula. Em treze faixas, a cantora paulista volta com uma panela que mistura o samba, o reggae e o dub, já presentes nos álbuns anteriores. Depois de Sou Suspeita, Estou Sujeita, Não Sou Santa (2011) e Anelis Assumpção e os Amigos Imaginários (2014), a cantora volta em um álbum com referências familiares. Entre as faixas estão Receita Rápida, composição do pai de Anelis,Itamar Assumpção, e Gosto Serena, uma homenagem à irmã, Serena Assumpção, que morreu aos 39 anos, de câncer. (Caroline Bittencourt/Divulgação) Leia Mais »

CONHEÇA MELISSA HARVILLE-LEBRON: A PRIMEIRA MULHER NEGRA A POSSUIR UMA EQUIPE DA NASCAR

CONHEÇA MELISSA HARVILLE-LEBRON: A PRIMEIRA MULHER NEGRA A POSSUIR UMA EQUIPE DA NASCAR

Melissa Harville-Lebron nunca imaginou que suas atividades empresariais e ambições a levariam a fazer história como a primeira mulher afro-americana a possuir apenas uma equipe de corrida licenciada pela NASCAR. Harville-Lebron, uma mãe solteira de 47 anos que criou seus três filhos biológicos, bem como as quatro crianças de seus irmãos, iniciaram sua carreira na indústria do entretenimento como estagiária na Sony Music. Em 2005, ela lançou seu próprio rótulo de música enquanto trabalhava no escritório do Departamento de Correção de Nova York. Quase uma década depois, ela sofria de um grave ataque de asma que a forçou a se aposentar antecipadamente e a inspirou a correr o risco de lançar uma empresa de entretenimento multifacetada, WM Stone Enterprises Inc., em 2014. ... Leia Mais »

AS RAÍZES AFRICANAS DA ALFABETIZAÇÃO EUROPEIA

AS RAÍZES AFRICANAS DA ALFABETIZAÇÃO EUROPEIA

Tifinagh é o sistema de escrita desenvolvido e utilizado na região do noroeste da África. É usado para escrever línguas bereberas como Tamazight, Tamajaq, Tamasheq, Amazigh e alguns dialectos hausatistas que são falados por cerca de um milhão ou mais de pessoas em Marrocos, Níger, Nigéria, Mali, Burkina Faso, Argélia e Líbia. Berber / Tuareg / Hausa Script Compare com: Script Ibérico do Nordeste Compare e contraste com o script Nsibidi dos Igbos nigerianos. Igbo Script Nsibidi Nsibidi ou Nsibiri é um antigo roteiro escrito pelos Igbos da Nigéria, e seus vizinhos, os Ibibios e os Akangs. Os restos dos scripts escritos sobrevivem hoje. O uso é principalmente encontrado entre as escolas secretas do culto que ainda sobrevivem no leste da Nigéria. Também é ... Leia Mais »

O compositor negro que influenciou Mozart – Chevalier de Saint-George

O compositor negro que influenciou Mozart – Chevalier de Saint-George

Joseph Bo(u)logne, o Chevalier de Saint-George (Baillif ,Guadalupe, 25 de dezembro de 1745 — Paris, 10 de junho de 1799) foi uma das figuras mais importantes na cena musical da segunda metade do século XVIII. Conhecido popularmente por "Mozart Negro", foi um dos primeiros músicos na Europa conhecido por ter ascendência africana. Obras Saint-George escreveu sinfonias, cerca de 25 concertos para violino e orquestra, quarteto de cordas, Sonatas, e canções no estilo de Mozart e Haydn. Ele também escreveu pelo menos cinco óperas com uma possível sexta ópera, Le droit de seigneur. G 2 \ Quarteto de cordas Op. 1 No. 1 em dó maior G 3 \ Quarteto de cordas Op. 1 No. 2 em ré bemol maior G ... Leia Mais »

Hoje na História – Dia Internacional do Tango

Hoje na História – Dia Internacional do Tango

O Dia Internacional do Tango é celebrado anualmente no dia 11 de dezembro. Este dia foi criado em homenagem a dois dos seus maiores criadores, nascidos nesta data: Carlos Gardel, cantor, e Julio de Caro, compositor. Acredita-se que este tipo de música e estilo de dança teve origem africana mas foi na Argentina que o tango se tornou popular e é neste país que se regista o maior número de praticantes de tango. A dança do tango tem uma coreografia complexa, sendo considerada como uma das danças mais sensuais do mundo. A sua forma musical é binária e o seu compasso é de dois por quatro. Acordeão, contrabaixo, piano, violão e violino são alguns instrumentos típicos deste estilo musical. Ástor Piazzolla, ... Leia Mais »