segunda-feira , outubro 22 2018
Capa / Cadeias Produtivas

Cadeias Produtivas

Um divórcio entre escola e comunidade

Um divórcio entre escola e comunidade

RESUMO: Este trabalho apresenta dados de uma pesquisa etnográfica que teve como lócus a pequena comunidade de Bananal (pouco mais de 11 mil habitantes), localizada no Vale do Rio Paraíba do Sul. Historicamente, Bananal se consagrou como uma das principais produtoras de café no século XIX, chegando a ter o título de “terra dos Barões do Café”. Inicialmente, a pesquisa investigou entre os estudantes de ensino fundamental da localidade o imaginário popular sobre uma personagem característico do “folclore” no país: o Saci. Os pesquisadores perceberam que para além dos muros da escola local, havia contos, lendas, artes de cura, músicas e danças, que são algumas das tradições e marcas da identidade da população negra vinda para o Brasil – no ... Leia Mais »

Auta de Souza

Auta de Souza

Auta de Souza (Macaíba, 12 de setembro de 1876 — Natal, 7 de fevereiro de 1901) foi uma poetisa brasileira da segunda geração romântica (ultrarromântica, byroniana ou Mal do Século), autora de Horto. Escrevia poemas românticos com alguma influência simbolista, e de alto valor estético. Segundo Luís da Câmara Cascudo, é "a maior poetisa mística do Brasil". Vida Filha de Elói Castriciano de Souza e Henriqueta Leopoldina Rodrigues e irmã dos políticos norte-rio-grandenses Elói de Sousa e Henrique Castriciano. Ficou órfã aos três anos, com a morte de sua mãe por tuberculose, e no ano seguinte perdeu também o pai, pela mesma doença. Sua mãe morreu aos 27 anos e seu pai aos 38 anos. Durante a infância, foi criada ... Leia Mais »

UFF tem sessão gratuita do premiado documentário “Auto de Resistência”

UFF tem sessão gratuita do premiado documentário “Auto de Resistência”

Cinemas em Redes exibe “Auto de Resistência", documentário que aborda o genocídio nas favelas do Rio de Janeiro Cinemas em Redes exibe “Auto de Resistência", documentário que aborda o genocídio nas favelas do Rio de Janeiro Neste mês de setembro, o projeto Cinemas em Rede exibe o longa-metragem ‘Auto de Resistência’. A produção, que tem direção assinada por Lula Carvalho e Natasha Neri, será exibida no dia 20 de setembro (quinta-feira), a partir das 19h. A edição contará com transmissão simultânea para as salas de cinema de seis instituições federais brasileiras. A entrada é gratuita. O título da produção, que foi lançada em junho deste ano, faz referência às mortes de civis provocadas por policiais que alegaram legítima defesa. Nesse ... Leia Mais »

Do ensino público à Nasa

Do ensino público à Nasa

Conheça a história de Julio Cosmo. Segundo a gigante tecnológica Oracle, o brasileiro é o primeiro negro a criar uma startup no mundo Os nove anos no ensino público da cidade de Itanhandu, no interior de Minas Gerais, foram cruciais para as escolhas profissionais de Julio Cosmo. O CEO da primeira startup negra do mundo, segundo a gigante de tecnologia Oracle, teve a educação como pauta constante em sua vida. Dentro de casa, os pais professores da rede pública foram exemplo e incentivo para sua aposta nos estudos. Também desde a infância, o fascínio pela tecnologia. O computador, por exemplo, era uma espécie de baú a ser desbravado. “Mesmo a gente sendo de uma família com renda baixa, meu pai ... Leia Mais »

África alega à Europa a restituição de seus tesouros roubados

África alega à Europa a restituição de seus tesouros roubados

EXIGÊNCIA Segundo a Benin, na França, há entre 4.500 e 6.000 objetos pertencentes ao país, incluindo tronos, portas de madeira gravadas ou cetros reais Embora de acordo com o rótulo dos três totens que estão expostos no museu Quai Branly, em Paris são uma "doação" seu país, Benin, pede a restituição do que ele considera um tesouro roubado durante a era colonial. "Estátuas do reino de Dahomey, doação do general Dodds", diz o rótulo para descrever esses totens meio humanos e meio animais. Na verdade, essas estátuas imponentes foram roubados em 1892 pelas tropas francesas do general Alfred Amedee Dodds durante o saque do palácio de Abomey, a capital histórica do atual Benin. "Eu vim para aprender como esses objetos eram usados, mais ... Leia Mais »

Confira nove tendências para viagens de incentivo este ano

Confira nove tendências para viagens de incentivo este ano

A Incentive Research Foundation (IRF) lançou recentemente um estudo de tendências para viagens de incentivo este ano, listando dez fatores cruciais que impactarão as corporações, seus bens e serviços. Confira a seguir quais são eles: 1- Desenvolver uma cultura de ativos de marca Os especialistas preveem que prêmios não monetários aumentarão à medida que as organizações se concentrarem em sua marca, filosofia e modernização, aspectos considerados essenciais para o sucesso de uma empresa. 2- Confiança da indústria e expansão orçamentária O crescimento dos planos de mercado serão mantidos durante 2018, embora possivelmente a uma velocidade reduzida, devido a quatro limitações: taxas, apreensões do usuário final, restrições do governo e mitigação de riscos. 3- Regulamentos influenciarão modificações de procedimentos As corporações ... Leia Mais »

Anelis Assumpção quebra jejum com terceiro álbum, ‘Taurina’

Anelis Assumpção quebra jejum com terceiro álbum, ‘Taurina’

Cantora paulista junta referências do samba, do reggae e do dub em novas canções Anelis Assumpção quebrou um jejum de quatro anos com o seu novo álbum, Taurina, já disponível nas plataformas digitais. O título remete à característica atribuída ao signo astrológico: a gula. Em treze faixas, a cantora paulista volta com uma panela que mistura o samba, o reggae e o dub, já presentes nos álbuns anteriores. Depois de Sou Suspeita, Estou Sujeita, Não Sou Santa (2011) e Anelis Assumpção e os Amigos Imaginários (2014), a cantora volta em um álbum com referências familiares. Entre as faixas estão Receita Rápida, composição do pai de Anelis,Itamar Assumpção, e Gosto Serena, uma homenagem à irmã, Serena Assumpção, que morreu aos 39 anos, de câncer. (Caroline Bittencourt/Divulgação) Leia Mais »