terça-feira , novembro 13 2018
Capa / Ícones da História

Ícones da História

Nobel da Paz 2018 vai para ativistas que lutam contra violência sexual como arma de guerra

Nobel da Paz 2018 vai para ativistas que lutam contra violência sexual como arma de guerra

Médico Denis Mukwege tratou com sua equipe de cerca de 30 mil vítimas de violência sexual na República Democrática do Congo. Já a ativista Nadia Murad é sobrevivente da escravidão sexual imposta pelo Estado Islâmico no Iraque. A ex-escrava sexual do grupo extremista Estado Islâmico Nadia Murad e o médico ginecologista Denis Mukwege ganharam o Prêmio Nobel da Paz 2018 por seus esforços para acabar com o uso da violência sexual como arma de guerra e conflito armado. O anúncio dos vencedores foi feito na manhã desta sexta-feira (5), em Oslo, na Noruega. Denis Mukwege, de 63 anos, passou grande parte de sua vida adulta ajudando as vítimas de violência sexual na República Democrática do Congo, na África, e lutando por ... Leia Mais »

DOSSIÊ: “História das Mulheres no Ocidente”

DOSSIÊ: “História das Mulheres no Ocidente”

"História das Mulheres no Ocidente" . ESCREVER UMA HISTÓRIA DAS MULHERES: relato de uma experiência * Michelle Perrot** Escrever uma história das mulheres é um empreendimento relativamente novo e revelador de uma profunda transformação: está vinculado estreitamente à concepção de que as mulheres têm uma história e não são apenas destinadas à reprodução, que elas são agentes históricos e possuem uma historicidade relativa às ações cotidianas, uma historicidade das relações entre os sexos. Escrever tal história significa levá-la a sério, querer superar o espinhoso problema das fontes ("Não se sabe nada das mulheres", diz-se em tom de desculpa). Também significa criticar a própria estrutura de um relato apresentado como universal, nas próprias palavras que o constituem, não somente para explicitar ... Leia Mais »

MARIA BEATRIZ DO NASCIMENTO (1942 – 1995)

MARIA BEATRIZ DO NASCIMENTO (1942 – 1995)

Intelectual, pesquisadora e ativista, Beatriz Nascimento nasceu em Aracaju, em 12 de julho de 1942, filha da dona de casa Rubina Pereira do Nascimento e do pedreiro Francisco Xavier do Nascimento. Ela e seus dez irmãos migraram com a família para o Rio de Janeiro na década de 1950. Com 28 anos iniciou o curso de graduação em História, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), formando-se em 1971. Durante a graduação fez estágio no Arquivo Nacional com o historiador José Honório Rodrigues. Formada, passaria a trabalhar como professora de História da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, articulando ensino e pesquisa. Nessa mesma época, passaria a exercer sua militância intelectual através de temáticas e objetos ligados ... Leia Mais »

SCREENING COMUNITÁRIO ESPECIAL DE “ORGULHO OLÍMPICO, PRECONCEITO AMERICANO”

SCREENING COMUNITÁRIO ESPECIAL DE “ORGULHO OLÍMPICO, PRECONCEITO AMERICANO”

O Museu DuSable de História Americana Africano e do Illinois Holocaust Museum & Education Center apresenta The Screening exclusivo Chicago Work In Progress of Orgulho Olímpico, American Prejudice . Em 1936, quando 18 atletas afro-americanos apelidado de "auxiliar negro" por Hitler participou dos Jogos Olímpicos de Berlim desafiando Nazi Aryan Supremacy e Jim Crow Racismo, a história esqueceu tudo, exceto um. Esta é a história do outro 17. O rastreio exclusivo Chicago Work In Progress of Orgulho Olímpico, American Prejudice é um documentário de longa-metragem definida na atmosfera tensa e turbulenta de uma década de 1930 racialmente dividida América, dividida entre a boicotar Olimpíadas de Hitler ou participando em caso grandiosa do Terceiro Reich. O filme acompanha 16 homens e duas mulheres antes, durante e após a ... Leia Mais »

Atleta americano negro vence Hitler

Atleta americano negro vence Hitler

A primeira grande derrota de Adolf Hitler ocorreu três anos antes do começo da Segunda Guerra. Um homem, sozinho, foi o herói desse confronto, que deveria ser para os nazistas, a demonstração cabal da superioridade ariana. Negro, americano do Alabama, sétimo filho de uma família de colhedores de algodão e neto de escravos, Jesse Owens (1913-1980) bateu quatro recordes olímpicos. Os Jogos Olímpicos de 1936 foram disputados em Berlim. E o Führer percebeu seu imenso potencial como arma de propaganda: o evento foi meticulosamente organizado como um meio de mostrar ao mundo as maravilhas da Alemanha. Para desgosto de Hitler, Owens venceu nos 100 e nos 200m, no revezamento 4 x 100m e no salto em distância. Nessa última modalidade, ... Leia Mais »

Ben Carson

Ben Carson

Benjamin Solomon Carson (Detroit, 18 de setembro de 1951) é um médico neurocirurgião pediátrico, psicólogo, escritor, professor e filantropo estadunidense. Carson entrou para a história da medicina no ano de 1987 ao separar gêmeos siameses unidos pela cabeça – um procedimento que levou cinco meses de planejamento, 22 horas na execução e que envolveu 70 médicos, enfermeiros e técnicos. Atualmente, é diretor do Departamento de Neurocirurgia Pediátrica do Hospital Johns Hopkins. Ele foi premiado com a Medalha Presidencial da Liberdade em 2008 pelo então presidente dos Estados Unidos George W.Bush, a maior honraria civil daquele país, dentre vários outros que o consagraram. Filme - Mãos Talentosas "Mãos Talentosas" conta essa história de superação de dificuldades a partir do apoio de ... Leia Mais »

Lorenzo Dow Turner

Lorenzo Dow Turner

Lorenzo Dow Turner (21 de agosto de 1890 - 10 de fevereiro de 1972) foi um Africano-Americano académico e linguista que fez a pesquisa seminal sobre a língua Gullah do baixo país de litoral Carolina do Sul e Geórgia . Seus estudos incluíram gravações de falantes Gullah na década de 1930. Como chefe dos departamentos de inglês na Universidade Howard e Universidade Fisk para um total combinado de quase 30 anos, ele influenciou fortemente os seus programas. Ele criou o Estudos Africanos currículo Fisk, foi presidente do Programa de Estudos Africanos da Universidade Roosevelt , e no início de 1960, co-fundou um programa de treinamento para a Peace Corps voluntários que vão para a África. Carreira académica Turner obteve o ... Leia Mais »