segunda-feira , julho 16 2018
Capa / Ícones da História

Ícones da História

DOSSIÊ: “História das Mulheres no Ocidente”

DOSSIÊ: “História das Mulheres no Ocidente”

"História das Mulheres no Ocidente" . ESCREVER UMA HISTÓRIA DAS MULHERES: relato de uma experiência * Michelle Perrot** Escrever uma história das mulheres é um empreendimento relativamente novo e revelador de uma profunda transformação: está vinculado estreitamente à concepção de que as mulheres têm uma história e não são apenas destinadas à reprodução, que elas são agentes históricos e possuem uma historicidade relativa às ações cotidianas, uma historicidade das relações entre os sexos. Escrever tal história significa levá-la a sério, querer superar o espinhoso problema das fontes ("Não se sabe nada das mulheres", diz-se em tom de desculpa). Também significa criticar a própria estrutura de um relato apresentado como universal, nas próprias palavras que o constituem, não somente para explicitar ... Leia Mais »

MARIA BEATRIZ DO NASCIMENTO (1942 – 1995)

MARIA BEATRIZ DO NASCIMENTO (1942 – 1995)

Intelectual, pesquisadora e ativista, Beatriz Nascimento nasceu em Aracaju, em 12 de julho de 1942, filha da dona de casa Rubina Pereira do Nascimento e do pedreiro Francisco Xavier do Nascimento. Ela e seus dez irmãos migraram com a família para o Rio de Janeiro na década de 1950. Com 28 anos iniciou o curso de graduação em História, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), formando-se em 1971. Durante a graduação fez estágio no Arquivo Nacional com o historiador José Honório Rodrigues. Formada, passaria a trabalhar como professora de História da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, articulando ensino e pesquisa. Nessa mesma época, passaria a exercer sua militância intelectual através de temáticas e objetos ligados ... Leia Mais »

SCREENING COMUNITÁRIO ESPECIAL DE “ORGULHO OLÍMPICO, PRECONCEITO AMERICANO”

SCREENING COMUNITÁRIO ESPECIAL DE “ORGULHO OLÍMPICO, PRECONCEITO AMERICANO”

O Museu DuSable de História Americana Africano e do Illinois Holocaust Museum & Education Center apresenta The Screening exclusivo Chicago Work In Progress of Orgulho Olímpico, American Prejudice . Em 1936, quando 18 atletas afro-americanos apelidado de "auxiliar negro" por Hitler participou dos Jogos Olímpicos de Berlim desafiando Nazi Aryan Supremacy e Jim Crow Racismo, a história esqueceu tudo, exceto um. Esta é a história do outro 17. O rastreio exclusivo Chicago Work In Progress of Orgulho Olímpico, American Prejudice é um documentário de longa-metragem definida na atmosfera tensa e turbulenta de uma década de 1930 racialmente dividida América, dividida entre a boicotar Olimpíadas de Hitler ou participando em caso grandiosa do Terceiro Reich. O filme acompanha 16 homens e duas mulheres antes, durante e após a ... Leia Mais »

Atleta americano negro vence Hitler

Atleta americano negro vence Hitler

A primeira grande derrota de Adolf Hitler ocorreu três anos antes do começo da Segunda Guerra. Um homem, sozinho, foi o herói desse confronto, que deveria ser para os nazistas, a demonstração cabal da superioridade ariana. Negro, americano do Alabama, sétimo filho de uma família de colhedores de algodão e neto de escravos, Jesse Owens (1913-1980) bateu quatro recordes olímpicos. Os Jogos Olímpicos de 1936 foram disputados em Berlim. E o Führer percebeu seu imenso potencial como arma de propaganda: o evento foi meticulosamente organizado como um meio de mostrar ao mundo as maravilhas da Alemanha. Para desgosto de Hitler, Owens venceu nos 100 e nos 200m, no revezamento 4 x 100m e no salto em distância. Nessa última modalidade, ... Leia Mais »

Ben Carson

Ben Carson

Benjamin Solomon Carson (Detroit, 18 de setembro de 1951) é um médico neurocirurgião pediátrico, psicólogo, escritor, professor e filantropo estadunidense. Carson entrou para a história da medicina no ano de 1987 ao separar gêmeos siameses unidos pela cabeça – um procedimento que levou cinco meses de planejamento, 22 horas na execução e que envolveu 70 médicos, enfermeiros e técnicos. Atualmente, é diretor do Departamento de Neurocirurgia Pediátrica do Hospital Johns Hopkins. Ele foi premiado com a Medalha Presidencial da Liberdade em 2008 pelo então presidente dos Estados Unidos George W.Bush, a maior honraria civil daquele país, dentre vários outros que o consagraram. Filme - Mãos Talentosas "Mãos Talentosas" conta essa história de superação de dificuldades a partir do apoio de ... Leia Mais »

Lorenzo Dow Turner

Lorenzo Dow Turner

Lorenzo Dow Turner (21 de agosto de 1890 - 10 de fevereiro de 1972) foi um Africano-Americano académico e linguista que fez a pesquisa seminal sobre a língua Gullah do baixo país de litoral Carolina do Sul e Geórgia . Seus estudos incluíram gravações de falantes Gullah na década de 1930. Como chefe dos departamentos de inglês na Universidade Howard e Universidade Fisk para um total combinado de quase 30 anos, ele influenciou fortemente os seus programas. Ele criou o Estudos Africanos currículo Fisk, foi presidente do Programa de Estudos Africanos da Universidade Roosevelt , e no início de 1960, co-fundou um programa de treinamento para a Peace Corps voluntários que vão para a África. Carreira académica Turner obteve o ... Leia Mais »

Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi a primeira mulher e primeira negra a graduar-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná, em 1945. A engenheira participou da construção da Usina de Parigot de Souza e trabalhou na Secretaria Estadual de Educação, entre outros locais. Em agosto de 1981, o jornal Diário Popular tinha a matéria de capa que pedira aos infernos. Uma senhora fora encontrada morta em seu apartamento, na Rua Ermelino de Leão, Centro de Curitiba. O porteiro sentira falta da moradora, chamou a polícia e a imprensa veio atrás. A foto da “falecida” saiu sem pudores, na cama, em camisolas, um tratamento dado aos “presuntos”, no jargão da imprensa policial. Houve quem não gostasse, com punhos e coração. A ... Leia Mais »