segunda-feira , julho 16 2018
Capa / Ciências

Ciências

Eugenia: brasileiros que importam sêmen de brancos dos EUA viram notícia internacional

Parece a Alemanha nazista, mas é o Brasil de 2018: o Wall Street Journal traz nesta quinta-feira uma reportagem sobre como a procura por sêmen importado dos Estados Unidos explodiu em nosso país nos últimos anos, graças ao interesse de gente que deseja “branquear” os filhos e garantir que tenham olhos claros e aspecto europeu. Em outras palavras, eugenia. Hitler ficaria orgulhoso. “Com olhos claros, cabelos loiros e algumas sardas no rosto, o doador número 9601 é um dos mais requisitados por mulheres ricas do Brasil que estão importando o DNA de jovens norte-americanos em números sem precedentes”, diz a reportagem assinada por Samantha Pearson. Baseada em dados da Anvisa, a repórter afirma que a importação de esperma gringo subiu 3000% ... Leia Mais »

ORIGEM E SIGNIFICADO DA PALAVRA PRETO(A) E NEGRO(A).

ORIGEM E SIGNIFICADO DA PALAVRA PRETO(A) E NEGRO(A).

A palavra "preto" aparece no século X e designa uma pessoa de pele escura, mais particularmente originária dos portugueses. Os espanhóis, porém, foram os primeiros europeus a usar "negros" como escravos na América. Por conseguinte, um dos primitivos sentidos da palavra negro era "escravo". Por este motivo, a palavra é considerada ofenfrica subsariana. A palavra "negro" passa a ser adotada no século XV com a escravização de africanos por pasiva em diversos países africanos e da Diáspora, como no Senegal e nos Estados Unidos, onde é empregada a palavra black que literalmente corresponde à palavra preto, ao invés de niger (negro). Os portugueses são o segundo povo europeu a traficar escravos negros para as Américas. Estes adotam a palavra negro ... Leia Mais »

Humor negro é preferido por pessoas mais inteligentes

Humor negro é preferido por pessoas mais inteligentes

Você já teve que se controlar para não rir quando uma piada de humor negro surge na sua cabeça durante um momento solene? Não se preocupe, você provavelmente não é um psicopata, este pode ser apenas um indicativo de que seu QI é alto. De acordo com um estudo publicado no final de janeiro de 2017 na revista Cognitive Processing, a preferência por humor negro pode ser um indicativo de alta inteligência. Isso porque o humor é um processo complexo que depende de aspectos emocionais e cognitivos. Participaram do estudo 156 adultos, que leram cartoons com humor negro e tiveram suas reações registradas. Além disso, foram realizadas medições de inteligência verbal e não verbal, alteração de humor e agressividade. Os participantes ... Leia Mais »

A Luz, o princípio da cor: preto e branco

A Luz, o princípio da cor: preto e branco

Encerrando esses resumos sobre as cores, tendo como base o livro Le petit livre des couleurs de Michel Pastoreau, vamos ao branco e ao preto. Por Mazé Leite Pigmento branco Alguns podem ter dúvidas quanto a afirmar se o branco é ou não uma cor. Mas para nossos ancestrais, não havia dúvidas quanto a isto: é uma cor. E não só isso, era uma das 3 cores básicas do sistema antigo, juntamente com o preto e o vermelho. O pigmento branco já era usado nas inscrições das cavernas paleolíticas e na Idade Média nos manuscritos. Tanto na pintura quanto na tintura de tecidos, há muito tempo só era considerado “incolor” algo para o qual não existia pigmento que pudesse ser utilizado para ... Leia Mais »

Por que os sensitivos se sentem mal perto de algumas pessoas?

Por que os sensitivos se sentem mal perto de algumas pessoas?

Os sensitivos são seres humanos que possuem sensibilidade emocional aumentada. Esse conceito foi apontado pela psicóloga Dra. Elaine Aron em 1991, que apontou através de estudos que entre 15% e 20% da população mundial possui esse tipo de sensibilidade mais aflorada porque os seus cérebros processam informações sensoriais de forma diferente e por isso possuem habilidades e expressas de maneira mais intensas que os demais. Os sensitivos – também chamados de empatas – são portanto mais sensíveis a emoções, comportamentos e energias de pessoas e lugares. A presença de algumas pessoas ou a entrada em lugares específicos podem fazer com que um empata se sinta mal. Entenda mais sobre isso. A sensibilidade aflorada dos sensitivos e o que isso pode ... Leia Mais »

RACISMO E CIÊNCIA

RACISMO E CIÊNCIA

Ao que parece, as diversas formas de opressão são fundamentadas por mitos que dão aos oprimidos uma noção errônea de que a sociedade está saudável e que o único motivo que causa algum desconforto é o fato de se questionar o status quo pré estabelecido, não a situação social em si. Meritocracia e democracia racial são dois repertórios muito utilizados ao se justificar que as opressões alegadas inexistem. Essas são, porém, ideias fantasiosas sem nenhum embasamento real. A ciência, como parte integrante da cultura atual da nossa sociedade, também possui alguns mitos (por mais contraditório que isso possa parecer), que servem de forma a manter o status quo social aristocrático. Essa posição conservadora é sustentada por aquilo que consideramos como ... Leia Mais »

10 ancestrais que contribuíram com a evolução humana

10 ancestrais que contribuíram com a evolução humana

Milhões de anos e incontáveis mudanças separam os humanos atuais dos primeiros primatas. A seguir, você conhecerá 10 espécies que fizeram boas “contribuições” nessa jornada que é chamada de Evolução Humana! 10 – Sahelanthropus tchadensis (6 – 7 milhões de anos atrás) Há cerca de 5,4 milhões de anos começou nossa separação em relação aos grandes primatas e muitos pesquisadores acreditam que o S. tchadensis seria o “elo inicial” deste processo. Em 2001, foi encontrado no Deserto de Djurab (República do Chade) um crânio fragmentado que supostamente era de um S. tchadensis e, ao analisar a parte do crânio que se conectava ao pescoço, imagina-se que o animal era bípede. Contudo, há quem acredite que não se tratava de um ... Leia Mais »