sexta-feira , novembro 16 2018
Capa / Saúde

Saúde

Eugenia: brasileiros que importam sêmen de brancos dos EUA viram notícia internacional

Parece a Alemanha nazista, mas é o Brasil de 2018: o Wall Street Journal traz nesta quinta-feira uma reportagem sobre como a procura por sêmen importado dos Estados Unidos explodiu em nosso país nos últimos anos, graças ao interesse de gente que deseja “branquear” os filhos e garantir que tenham olhos claros e aspecto europeu. Em outras palavras, eugenia. Hitler ficaria orgulhoso. “Com olhos claros, cabelos loiros e algumas sardas no rosto, o doador número 9601 é um dos mais requisitados por mulheres ricas do Brasil que estão importando o DNA de jovens norte-americanos em números sem precedentes”, diz a reportagem assinada por Samantha Pearson. Baseada em dados da Anvisa, a repórter afirma que a importação de esperma gringo subiu 3000% ... Leia Mais »

O que é Vitiligo?

O que é Vitiligo?

O vitiligo é uma doença cutânea em que ocorre perda da cor marrom (pigmento) em certas áreas da pele resultando em manchas brancas irregulares que possuem a mesma textura da pele normal. Causas O vitiligo parece ocorrer quando as células imunológicas destroem as células que produzem o pigmento marrom (melanócitos). Acredita-se que essa destruição ocorre por um problema autoimune, mas a causa é desconhecida. Manchas se formam porque as células do pigmento marrom são destruídas. O vitiligo pode aparecer em qualquer idade. Existe um índice elevado da doença em algumas famílias. O vitiligo afeta cerca de 1 em cada 100 pessoas nos Estados Unidos. Ele está associado a três outras doenças autoimunes: Doença de Addison Hipertireoidismo Anemia perniciosa Exames O ... Leia Mais »

Médica luta bravamente para salvar um bebê e algo comovente acontece

Médica luta bravamente para salvar um bebê e algo comovente acontece

Aparentemente tendo sido gravado no oriente, já que a língua dos envolvidos não é o português e a médica é uma oriental, o vídeo conquistou os brasileiros, que argumentam que a profissional das imagens deveria ser um exemplo para todos nós. O vídeo atingiu em poucos dias mais de dois milhões de exibições e acabou viralizando em todo o país. O conteúdo mostra um bebê, logo após o seu nascimento. O pulmão da criança parece não funcionar da maneira como deveria e ele não chora. A impressão que fica é que ele estaria entalado. A mãe do bebê ainda está na mesa de parto, enquanto a obstetra decide lutar bravamente por aquele menino. Ela começa a fazer movimentos levantando as pernas ... Leia Mais »

A cidade em que as pessoas misteriosamente desmaiam e dormem por dias

A cidade em que as pessoas misteriosamente desmaiam e dormem por dias

A cidade de Kalachi, no Cazaquistão, é bem pequena. Tão pequena que é melhor chamar de aldeia, já que lá vivem pouco mais de 500 pessoas. Apesar de ser tão afastada e quase sem nenhum habitante, Kalachi foi motivo de um mistério um tanto curioso. As pessoas que moravam lá sofriam de desmaios e pegavam no sono durante vários dias. E isto poderia ocorrer em qualquer hora e lugar como, por exemplo, dirigindo um automóvel. A causa deste sono repentino foi um mistério durante bom tempo. Apenas a fama de cidadãos “bela-adormecida” é que se espalhava pelo mundo. Algumas hipóteses levantadas eram de que uma antiga mina de urânio poderia estar causando este apagão coletivo. O urânio é usado como ... Leia Mais »

Anarcha, Lucy e Betsy: as escravas mães da ginecologia moderna

Anarcha, Lucy e Betsy: as escravas mães da ginecologia moderna

Cura cirúrgica para a fístula vesico-vaginal é atribuída a um médico. Mas pouco se fala sobre escravas que fizeram parte de seus experimentos   O médico americano James Marion Sims é considerado o pai da ginecologia moderna. Ele atuou nos EUA na metade do século 19 e é responsável por desenvolver a cura cirúrgica de uma condição que afeta mulheres: a fístula vesico-vaginal. Suas descobertas, porém, só foram possíveis por causa de escravas utilizadas sistematicamente em seus experimentos - e, muitas vezes, sem anestesia. As desconhecidas que tornaram possível que Sims desenvolvesse a cura para a fístula são pesquisadas pela médica e historiadora Vanessa Gamble, da Universidade George Washington, nos EUA. Dez mulheres escravas foram centrais para os experimentos do ... Leia Mais »

Única médica especialista em pele negra do país teve de fazer testes em si para estudar

Única médica especialista em pele negra do país teve de fazer testes em si para estudar

Por ter mais melanina, a pele negra mancha com mais facilidade. Ela também costuma ser mais oleosa e nem todo tipo de laser para depilação funciona bem. A foliculite é uma tendência natural, a estria aparece mais e a vitamina D é menos absorvida. Esse é apenas o começo de uma lista de acometimentos dermatológicos comuns e peculiares deste tipo de pele. Soma-se a isso o fato de 54% da população brasileira se considerar negra ou "parda", segundo o IBGE. É de se admirar, portanto, o fato de haver no país apenas uma única dermatologista especializada em tratar peles negras. A dermatologista Katleen da Cruz Conceição, que atualmente chefia o setor de pele negra da clínica dermatológica Paula Belloti e o ambulatório ... Leia Mais »

Prémio Gulbenkian para o médico que tratou 21 mil mulheres vítimas de violação

Prémio Gulbenkian para o médico que tratou 21 mil mulheres vítimas de violação

Denis Mukwege já disse que aquilo que vê nos corpos das mulheres que trata parece “obra de Satanás”. São violadas por grupos de homens, por vezes à frente das famílias. Ficam destruídas. O ginecologista congolês vem a Lisboa receber distinção. Estudou ginecologia e obstetrícia, queria ajudar a trazer ao mundo vidas novas. Mas a sua primeira doente no Hospital de Panzi, em Bukavu, na República Democrática do Congo (RDC), não foi uma mulher em trabalho de parto e sim uma vítima de violação, cuja vagina e o recto tinham sido destruídos com uma faca. Denis Mukwege, 60 anos, é especialista em cirurgia reconstrutiva. Tratou mais de 21.000 mulheres violadas no seu país. O vencedor do Prémio Sakharov 2014 estará em ... Leia Mais »