segunda-feira , setembro 24 2018
Capa / Política

Política

população negra é a base para as mudanças políticas, aponta seminário

população negra é a base para as mudanças políticas, aponta seminário

Iniciativa do coletivo Quilombação incentiva a reflexão sobre a política feita e voltada para os negros além da época das eleições Texto / Beatriz Mazzei Foto / Quilombação Na busca de respostas para a pergunta “O que fazer?” em meio ao momento vivido pelo país, o seminário “Negras e negros na conjuntura política e eleitoral” encheu a sala da APEOESP na região da República, centro de São Paulo na tarde do último sábado (15). Organizado pela Rede Quilombação, coletivo de ativistas anti-racistas, o evento dialoga com a proposta da Rede de recolocar o negro e a negra como os principais sujeitos da ação política para a transformação da sociedade brasileira. Para dar base e direcionamento ao seminário, a mesa foi composta por ... Leia Mais »

Lutas Vívidas

Lutas Vívidas

Por Daise Rosas da Natividade* Uma mulher, negra, cientista política, moradora de favela, ciente e consciente das agruras das minorias chamada Marielle, teve a vida ceifada por questões políticas. Forjada na estrutura social de espaços onde o respeito ocorre entre as pessoas de sua comunidade, nas relações sociais entre vizinhos e o desrespeito aflora daqueles considerados de fora, Marielle rompeu os espaços considerados seus e ganhou o mundo do olhar crítico e transcendeu em sua morte o país em que nasceu.   O Brasil, escolhido para abrigar as Diretrizes Nacionais tendo como parâmetro o Modelo de Protocolo Latino Americano de Investigação de Mortes Violentas de Mulheres por Razões de Gênero em função de sua quinta posição de mortes violentas contra ... Leia Mais »

Fala emocionante de Jovem

Fala emocionante de Jovem

Leia Mais »

Como foi o processo de fim da escravidão

A campanha cívica que pôs fim à escravidão no Brasil contou com a participação de vários setores da sociedade brasileira, à exceção dos grandes proprietários de terra - como os cafeicultores paulistas, que certamente perdiam com o fim da mão-de-obra escrava. É o que conta o historiador Marco Antonio Villa na entrevista que segue. Como começou o movimento abolicionista do Brasil? O abolicionismo foi um produto da década de 1880. Até então, o que havia eram tentativas emancipacionistas que queriam a extinção gradual do trabalho escravo, enquanto os abolicionistas desejavam a abolição total e imediata da escravidão. Antes da Lei Áurea, a escravidão vinha perdendo força, não? Sim. O primeiro golpe na escravatura foi a abolição do tráfico negreiro, ocorrido ... Leia Mais »

Ato contra o Comércio de Escravos de 1807

O Ato contra o Comércio de Escravos de 1807 (citação 47 Geo III Sess. 1 c. 36) foi um ato do parlamento do Reino Unido aprovado em 25 de março de 1807, com o longo título de "Um Ato para a Abolição do Comércio de Escravos". O ato original está nos Arquivos do Parlamento. O ato aboliu o comércio de escravos no Império Britânico, mas não a escravidão propriamente dita; que teve de esperar pelo Ato de Abolição da Escravatura de 1833. O comércio britânico de escravos começou em 1562, durante o reinado de Elizabeth I, quando John Hawkins chefiou a primeira expedição escravagista. O Comitê para a abolição do comércio de escravos, que conduziu a campanha que resultou no ... Leia Mais »

Assassinato de Marielle Franco

O assassinato de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro pelo PSOL, foi um crime executado no dia 14 de março de 2018, no Estácio, região central da cidade. Os criminosos estavam em um carro que emparelhou com o da vereadora e efetuaram vários disparos, que também mataram o motorista. Embora em fase inicial, a investigação conduzida pelas autoridades aponta para motivações políticas. Descrição do crime Marielle chegou à Casa das Pretas, na rua dos Inválidos, na Lapa, para mediar um debate promovido pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) com jovens negras, por volta das dezenove horas. Segundo imagens obtidas pela polícia, um Cobalt com placa de Nova Iguaçu, município da Baixada Fluminense, estava parado próximo ao local. Por volta ... Leia Mais »

Biografia de Marielle Franco

Biografia de Marielle Franco

Marielle Francisco da Silva, conhecida como Marielle Franco,(Rio de Janeiro, 27 de julho de 1979 – Rio de Janeiro, 14 de março de 2018) foi uma socióloga, feminista, militante dos direitos humanos e política brasileira.Filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), elegeu-se vereadora do Rio de Janeiro na eleição municipal de 2016, com a quinta maior votação. Crítica da intervenção federal no Rio de Janeiro e da Polícia Militar, denunciava constantemente abusos de autoridade por parte de policiais contra moradores de comunidades carentes. Em 14 de março de 2018, foi assassinada a tiros. Família, juventude e educação Marielle Franco era filha de Marinete e Antonio Francisco da Silva Neto. Com criação católica, nasceu no Complexo da Maré, na cidade do ... Leia Mais »