segunda-feira , setembro 24 2018
Capa / Slayder

Slayder

A partir de agora o idioma Iorubá é patrimônio imaterial do Rio

A partir de agora o idioma Iorubá é patrimônio imaterial do Rio

O Rio de Janeiro deu um grande passo na afirmação da influência da cultura africana na constituição do Brasil. A partir de agora, o Iorubá foi oficializado como patrimônio imaterial. O Projeto de Lei, aprovado pela Assembleia Legislativa (Alerj), reforça a importância da preservação da cultura africana como elemento fundamental para a luta contra discriminação racial. No caso do Rio de Janeiro, isso se dá de forma ainda mais intensa. Segundo dados apresentados pelo IBGE, o estado é dono de uma das maiores concentrações de descendentes e praticantes de religiões negras, especialmente as com elementos das culturas Nagô e Iorubá. A decisão ajuda na luta pela afirmação da contribuição africana na formação do Brasil Aliás, os terreiros de Candomblé atuam como ... Leia Mais »

população negra é a base para as mudanças políticas, aponta seminário

população negra é a base para as mudanças políticas, aponta seminário

Iniciativa do coletivo Quilombação incentiva a reflexão sobre a política feita e voltada para os negros além da época das eleições Texto / Beatriz Mazzei Foto / Quilombação Na busca de respostas para a pergunta “O que fazer?” em meio ao momento vivido pelo país, o seminário “Negras e negros na conjuntura política e eleitoral” encheu a sala da APEOESP na região da República, centro de São Paulo na tarde do último sábado (15). Organizado pela Rede Quilombação, coletivo de ativistas anti-racistas, o evento dialoga com a proposta da Rede de recolocar o negro e a negra como os principais sujeitos da ação política para a transformação da sociedade brasileira. Para dar base e direcionamento ao seminário, a mesa foi composta por ... Leia Mais »

A dialética do senhor e do escravo de Hegel

A dialética do senhor e do escravo de Hegel

A dialética do senhor e do escravo é o nome que se dá a uma construção teórica de Friedrich Hegel, considerada um dos elementos chaves da sua filosofia que, posteriormente, influenciou muitos filósofos. Ela não só se transformou na base da dialética materialista desenvolvida por Karl Marx, mas também teve uma forte influência na Psicanálise. Para Georg Wilhelm Friedrich Hegel, filósofo alemão do século XV III, a realidade humana se condensa no que chamamos de História Universal. Por sua vez, o que marcou essa história foi a relação desigual entre os seres humanos. Entre tiranos e reprimidos. Desse modo, a dialética histórica é a dialética do senhor e do escravo. O que tem movimentado a História é essa contradição entre uns ... Leia Mais »

Aos 113 anos, morre Antonio Mulato

Aos 113 anos, morre Antonio Mulato

Antônio Benedito da Conceição, mais conhecido como Antônio Mulato, morreu no fim da tarde desse sábado (15), aos 113 anos. Ele era o quilombola mais velho Brasil e um dos homens mais velhos de Mato Grosso, símbolo do quilombo de Mata Cavalo, localizado no município de Nossa Senhora do Livramento. Seu “Mulato”, como era carinhosamente chamado, estava internado há cerca de dez dias no Pronto-Socorro de Várzea Grande com a saúde debilitada. A morte foi confirmada ao LIVRE por uma de suas netas, Lucilene de Pinho Ferreira. “Ele era uma esperança do Quilombo. Símbolo dessa história que não pode se perder no tempo. Vão ficar as lembranças da sua alegria, da sua dança. O exemplo de força e garra”, disse à reportagem ... Leia Mais »

Um reino colonizado que se tornou império: a Núbia antiga

Um reino colonizado que se tornou império: a Núbia antiga

Por meio de apropriações e ressignificações, a Núbia – região onde alguns dos primeiros reinos africanos emergiram – conseguiu transformar elementos da cultura de seu colonizador, o Egito, em símbolo de seu próprio poder. Por Rennan Lemos Muitos ficariam surpresos ao constatarem que o local com a maior concentração de pirâmides no mundo não está no Egito, mas sim no Sudão. Isso porque entre mais ou menos 1100 e 250 a. C., os reis da Núbia, civilização africana que se desenvolveu no que hoje é o atual Sudão, construíram, nessa época, diversas tumbas reais em forma de pirâmide. Neste período, a Núbia não só tinha deixado de ser colônia do Egito, como havia se tornado ela própria um império – ... Leia Mais »

6 Fascinantes Impérios Africanos (que você deveria Conhecer)

6 Fascinantes Impérios Africanos (que você deveria Conhecer)

O conhecimento sobre a África é tão cheio de esteriótipos que ainda existe pessoas que pensam que África é um país… e não um gigantesco continente. E o problema não está exatamente no fato dessas pessoas saberem pouco de geografia, e sim por que as escolas e os professores nos ensinaram quase nada sobre esse continente incrível Cheio de riquezas, histórias e cultura a África é com certeza o berço da humanidade… Centenas de pequenos impérios surgiram ao longo da história africana e muitos eram ricos em tecnologias e se tornaram impérios poderosos. Leia Mais »

6 EMPREENDEDORES QUE CONQUISTARAM O SUCESSO APÓS OS 50 ANOS

6 EMPREENDEDORES QUE CONQUISTARAM O SUCESSO APÓS OS 50 ANOS

Uma das desculpas mais ditas pelas pessoas é que elas "estão muito velhas" para um determinado projeto. No caso do empreendedorismo, é ainda mais comum ouvir este argumento. No entanto, há pessoas que criaram negócios gigantescos após cinco décadas de vida. Suas histórias mostram que não há idade para realizar seus sonhos. Inspire-se com a trajetória desses empreendedores:   Henri Nestlé (Foto: Wikicommons)   1. Henri Nestlé  – Nestlé Inventou a farinha láctea aos 52 anos Ao observar os problemas de desnutrição infantil enfrentados por algumas famílias suíças, o farmacêutico criou uma mistura em pó que complementava a alimentação das crianças. A invenção deu origem à Farinha Láctea Nestlé. Lançado em 1867, o composto foi o primeiro produto da multinacional, ... Leia Mais »