quarta-feira , janeiro 16 2019
Capa / Escola de Samba

Escola de Samba

Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira

Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira é uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro e uma das mais populares do Brasil. Foi fundada em 28 de abril de 1928, no Morro da Mangueira, próximo à região do Maracanã,pelos sambistas Carlos Cachaça, Cartola, Zé Espinguela, entre outros. Sua quadra está sediada na Rua Visconde de Niterói, no bairro do mesmo nome. A Mangueira foi a primeira escola que criou a ala de compositores, incluindo mulheres. Mantém, desde a sua fundação, uma única marcação, com o surdo de primeira, na sua bateria. Marcelino Claudino, o Maçu, introduziu as figuras do mestre-sala e da porta-bandeira no Carnaval. No símbolo da escola, o surdo representa o ... Leia Mais »

Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro

Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro

Jorge Luiz Castanheira Alexandre Os 78 quilos que diz pesar parecem menos. A pele branca, os óculos de grau e a silhueta que emoldura passos rápidos e desengonçados poderiam facilmente carimbá-lo como um estrangeiro perdido na Apoteose. Saiba mais sobre o mineiro que comanda os bastidores do Sambódromo, presidente da LIESA Aqui A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA) é a principal associação que organiza o carnaval do Rio de Janeiro. História Dirigentes de dez das principais escolas de samba do Rio de Janeiro decidiram em 1984 se unir e projetar o que pensavam ser o melhor para a festa. A partir daí, separam-se da AESCRJ e criaram uma associação própria, a LIESA, que passou ... Leia Mais »

Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela

Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela é uma das mais tradicionais e conhecidas escolas de samba da cidade brasileira do Rio de Janeiro. É carinhosamente chamada de "A Majestade do Samba" e foi fundada oficialmente como um bloco carnavalesco, chamado Conjunto Oswaldo Cruz, em 11 de abril de 1923, no bairro de Oswaldo Cruz. Embora haja estudos que acreditam que ela tenha sido fundada em 1926, mas o ano oficial de fundação é 1923, ano de criação do bloco "Baianinhas de Oswaldo Cruz", que já continha o embrião da primeira diretoria portelense, com Paulo da Portela, Alcides Dias Lopes (Malandro Histórico), Heitor dos Prazeres, Antônio Caetano, Antônio Rufino, Manuel Bam Bam Bam, Natalino José do Nascimento ("seu Natal"), Candinho ... Leia Mais »